Encontro acontecerá na Praça da Liberdade a partir das 19 horas.

24/10/2017 15h42 – Por: Assessoria de Comunicação

Com apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, a Terra – Clínica Médica e Diagnósticos, juntamente com a Oncovitta – Cancerologistas e Cuidados Oncológicos, realizarão no dia 28 de outubro próximo (sábado) a partir das 19 horas, na Praça da Liberdade, uma “roda de conversa” abordando mitos e verdades na prevenção do câncer de mama e orientando as mulheres sobre as formas de buscar o diagnóstico precoce e o tratamento da doença.

O encontro, aberto ao público, contará com as participações dos médicos oncologistas Fabrício Colacino Silva e Rafaela Moraes Siufi Silva.

De acordo com o médico Fabrício Colacino, o diagnóstico precoce aumenta consideravelmente a possibilidade de cura, tornando as informações sobre o câncer de mama e as orientações de práticas que ajudam na prevenção uma das principais armas no controle da doença.

A campanha do Outubro Rosa em Bonito busca usar toda a visibilidade que a cidade possui no Brasil e no exterior para potencializar as mensagens sobre a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O tema da campanha é “Câncer de mama: Bonito é se cuidar”.

Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) demonstram que a prática de atividade física, e a alimentação saudável com a manutenção do peso corporal estão associadas a uma diminuição de aproximadamente 30% do risco de desenvolver câncer de mama.

MS LIDERA OS CASOS DE CÂNCER DE MAMA NA REGIÃO CENTRO-OESTE

O Mato Grosso do Sul lidera o ranking de incidência de câncer de mama a cada 100 mil habitantes entre os estados da região Centro-Oeste. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar (Inca), o estado apresenta uma taxa estimada de 65,23 casos para cada 100 mil habitantes, enquanto os vizinhos, Mato Grosso e Goiás, apresentam taxa de 44,88 e 52,09 respectivamente.

No quadro nacional, MS é o sexto estado do país em incidência a cada 100 mil habitantes, ficando atrás apenas de estados populosos, entre eles o Rio de Janeiro (91,25), Rio Grande do Sul (90,20), São Paulo (69,70), Distrito Federal (67,74) e Paraná (65,24).

Para o biênio 2016-2017, a estimativa do Inca é que sejam detectados 820 novos casos de câncer de mama no Mato Grosso do Sul. Sem considerar o câncer de pele, o câncer de mama é o primeiro mais frequente em mulheres em MS.

(Com informações do jornalista Anderson Benites)

"Roda de Conversa" debaterá o câncer de mama neste sábado

"Roda de Conversa" debaterá o câncer de mama neste sábado