Plano inclui abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem, entre outros pontos.

27/04/2018 08h31 – Por: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na noite de quarta-feira (25), com início às 19h30, uma Audiência Pública para discutir o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que está sendo elaborado.

Na ocasião, a administração municipal, juntamente com o Cidema (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa), apresentou o plano – que está se encontra na fase de diagnóstico – para que seja discutido com a população.

Ele consiste no planejamento de ações relacionadas ao abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, coleta e destinação do lixo, drenagem das águas de chuva e controle de enchentes com prazo de 20 anos, revisados a cada quatro anos.

INFORMAÇÕES DA COORDENADORA DA ELABORAÇÃO DO PLANO

Segundo a coordenadora na Elaboração do Plano, engenheira Sanitarista e Ambiental Mariel Brescovit de Oliveira, o objetivo é apresentar o diagnóstico da situação local, no que diz respeito ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem das águas pluviais e limpeza urbana e resíduos sólidos.

“Durante a audiência, espera-se que neste primeiro evento setorial seja transmitido para a população um conhecimento mínimo sobre o Plano de Saneamento Básico e suas vertentes; esclarecendo, também, como o projeto será executado e coletando sua percepção e opinião sobre o assunto, lembrando que neta primeira fase de coleta de dados, para podermos executar o prognostico e propor nos programas , projetos e ações, juntamente com o plano de execução, onde direciona o município na questão de haver investimento, tanto na área urbana quanto na rural”, explica a coordenadora.

Segundo ela, o município é assistido com 99 % de abastecimento de água, mas é preciso melhorar a qualidade da água.Afirmou ainda que o esgotamento sanitário está sendo 99% coletado e tratado e que, quanto à drenagem, ela existe na proporção de apenas 26,31% da área asfaltada.

Durante a audiência, a população pôde tirar as dúvidas, sugerir ações e obter informações a respeito do planejamento no município. “A participação popular tem o direito de mudar algum plano. Se a maior parte das pessoas achar que precisa alterar um dos programas e ações, que serão pauta da próxima audiência, nós vamos mudar”, afirma a coordenadora.

Depois da audiência de leitura do diagnóstico da situação do saneamento básico na cidade, que também servirá para ouvir sugestões da população, o prognóstico sobre os planos da ação da prefeitura deve ser apresentado à comunidade para discussão, em outra audiência pública.

Para a coordenadora, além da óbvia necessidade de coletar 100% do esgoto que deve emergir entre as sugestões de moradores e comerciantes nas audiências, espera-se também ouvir reivindicações relativas às constantes interrupções de fornecimento de água, particularmente, em feriadões e no verão, onde a população flutuante é mais presente.

Nos dois casos, as soluções dependem do plano municipal de saneamento básico, que, atualmente, é condição para a prefeitura obter recursos da União e financiamentos de órgãos e entidades federais para obras no setor.

Audiência debateu Plano de Saneamento Básico de Bonito

Audiência debateu Plano de Saneamento Básico de Bonito

Audiência debateu Plano de Saneamento Básico de Bonito

Audiência debateu Plano de Saneamento Básico de Bonito