Projeto quer que a guavira seja reconhecida como fruta símbolo de MS.

15/09/2017 12h57 – Por: Assessoria de Comunicação

Com a presença do prefeito municipal, Odilson Soares, e da presidente da Câmara Municipal, Lúcia Miranda, entre diversas outras autoridades, foi realizada na manhã desta sexta-feira (15) no plenário da Câmara a Audiência Pública: “Fortalecimento e preservação dos guavirais e o aproveitamento comercial do fruto pela agricultura familiar”.

A audiência contou com a participação do deputado estadual Renato Câmara, autor de um Projeto de Lei apresentado na Assembleia Legislativa propondo que a guavira seja reconhecida como fruta símbolo de MS. Na prática, segundo o deputado, a proposta autoriza a inclusão da guavira em todas as divulgações turísticas do Mato Grosso do Sul, veiculadas dentro e fora do Estado.

Com a diminuição dos guavirais em decorrência da expansão da pecuária, das lavouras e do crescimento populacional, especialistas acreditam que a melhor maneira de conservar a planta é viabilizar o seu cultivo do ponto de vista econômico, para consumo próprio e para comercialização.

O fruto tem potencial para ser utilizado, tanto “in natura”, como em alimentos e bebidas, incluindo doces, sucos, licores e sorvetes. Ela contém fibras, minerais e substâncias nutritivas e medicinais.

De acordo com o deputado Renato Câmara o projeto de lei também vai fortalecer o nome da fruta e possibilitará a realização de eventos e festivais gastronômicos com o tema, gerando ocupação e renda e valorizando a cultura sul-mato-grossense.

“A guavira é uma fruta típica do cerrado, de modo que com o presente projeto de lei ela terá valor simbólico cultural para o povo sul-mato-grossense. A fruta é apreciada por milhares de pessoas e nada mais justo do que esse reconhecimento”, destacou o deputado.

Audiência Pública debate a preservação dos guavirais

Audiência Pública debate a preservação dos guavirais

Audiência Pública debate a preservação dos guavirais

Audiência Pública debate a preservação dos guavirais