Nesta terça feira durante todo o dia aconteceu no hotel Wetiga em Bonito, a XI conferência municipal de assistência social com o tema, “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. Várias atividades foram realizadas, e palestras ministradas aos servidores, lideres de entidades não governamentais e usuários do SUAS.

Aconteceu ainda a aprovação do regimento e mesa redonda, para discutirem os avanços do, “Sistema Unicode Assistência Social”, nos últimos dez anos e oque fazer para melhorar o sistema até 2026.

Nesse ano o SUAS completa dez anos de existência, passada uma década de implantação, são indiscutíveis os avanços e as políticas, tanto em relação à sua estruturação e regulação nacional, como os resultados dos indicadores sociais alcançados, pela implantação do acesso da população usuária aos seus direitos fundamentais, ainda que num estágio inicial.

Nesse contexto, as conferências municipais, estaduais e nacional, são parte de um mesmo processo de avaliação e novas proposições, pois uma instância não sobrevive sem a outra.

Os resultados e avanços de uma conferência nacional, são reflexos dos resultados das dinâmicas, força e capacidade das conferências municipais e estaduais.

O encontro foi bastante proveitoso, todos que compareceram puderam dar sua parcela de contribuição, e conhecer um pouco mais sobre o assunto, as expectativas para 2026 são muito boas serão mais dez anos de evolução e sucesso no “Sistema Único de Assistência Social”.

Bonito realizou XI Conferência de Assistência Social