Evento debateu propostas e escolheu representantes para IV Conferência Estadual.

20/10/2017 13h47 – Por: Assessoria de Comunicação

Por intermédio da Secretaria de Assistência Social (SAS), a Prefeitura Municipal de Bonito realizou na terça-feira (17) no distrito Águas do Miranda a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, tendo como tema “O Brasil na década dos afrodescentes: Reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.

O objetivo do encontro foi fortalecer as políticas públicas e combater o preconceito, debatendo diretrizes e avaliando políticas públicas, ações, programas e projetos para promoção da igualdade racial e enfrentamento à discriminação em razão de raça, cor, etnia, religião e origem – em âmbito municipal, estadual e nacional.

A conferência foi aberta à população e contou com a presença de representantes da Associação Negra Quilombola Águas do Miranda, professores da rede municipal, representantes da Associação Pestalozzi de Bonito, visitantes do município de Anastácio (MS), entre outros.

Os debates realizados tiveram quatro eixos: 1) O reconhecimento dos afrodescendentes; 2) A garantia de justiça aos afrodescendentes; 3 – O desenvolvimento dos afrodescendentes; 4 – Discriminação múltipla ou agravada dos afrodescendentes.

Ao todo foram elaboradas 17 propostas, 15 de âmbito municipal e duas de âmbito estadual, entre as quais destacam-se:

  • Promover o mês de novembro como reconhecimento da Comunidade Negra Quilombola Águas do Miranda, para conhecimento da sua história e cultura, com a participação de toda a Rede de Educação Pública e Privada;

  • Incorporar o Calendário Cultural da Associação Negra Quilombola Águas do Miranda ao Calendário Cultural do Município de Bonito/MS;

  • Desenvolver ações de conscientização a cerca do preconceito racial, orientação sexual e de religiões de matriz africana, de modo a promover a acessibilidade, oportunidade e igualdade.

A 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Bonito elegeu 5 delegados, 2 governamentais e 3 da sociedade civil, além de 2 suplentes, que representarão o município na “IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial que será realizada em Campo Grande nos dias 23 e 24 de novembro deste ano.

Representantes governamentais:

Titular: Alexssandro Augusto Schmidt

Titular: Monaliza Oliveira Machado

Suplente: Junior Cesar Pleutim

Representantes não governamentais:

Titular: Natieli de Assis Alfonso

Titular: Valdecir Amorim

Titular: Adão Alves de Carvalho

Suplente: Jaqueline Aparecida dos Santos

Conferência debate Igualdade Racial em Águas do Miranda

Conferência debate Igualdade Racial em Águas do Miranda

Conferência debate Igualdade Racial em Águas do Miranda

Conferência debate Igualdade Racial em Águas do Miranda

Conferência debate Igualdade Racial em Águas do Miranda

Conferência debate Igualdade Racial em Águas do Miranda