Equipamento foi adquirido após mobilização de empresários locais.

06/09/2017 16h27 – Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta quarta-feira (6) a doação de um Respirador Mecânico (também chamado ventilador mecânico) que será utilizado pelo Hospital Municipal Darci João Bigaton.

De acordo com o secretário municipal de Administração e Finanças, Celso Henrique Poli, o equipamento foi adquirido após mobilização de empresários locais e produtores ligados ao Sindicato Rural, que arrecadaram R$ 22.000,00 (vinte e dois mil) para a sua aquisição.

O respirador tem como função bombear ar aos pulmões e possibilitar a sua saída – de modo cíclico – para funcionamento do sistema respiratório. Ele não substitui os pulmões na função de troca gasosa (hematose), mas funciona como um suporte mecânico à “bomba ventilatória” do corpo humano (diafragma e músculos acessórios da respiração).

Sua invenção possibilitou o nascimento das UTI (Unidades de Terapia Intensiva) para tratamento dos pacientes com quadros graves, incluindo insuficiência respiratória decorrente de doenças pulmonares (DPOC, pneumonias, Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo, etc.) ou extra-pulmonares (choque, parada cardio-respiratória, etc).

O aparelho é adaptado ao paciente por meio de uma prótese traqueal (tubos na traquéia) ou através de máscaras especiais cobrindo o nariz ou o nariz e a boca (procedimento chamado de ventilação não-invasiva).

De acordo com o diretor-técnico do hospital, médico Ademir Alamino Lacalle Junior, o equipamento será de grande importância no atendimento aos pacientes em estado grave que precisam de respiração artificial, bem como para o deslocamento desses pacientes até o centro de referência, em Campo Grande.

Empresários doam respirador mecânico ao hospital de Bonito