19/05/2015

A Prefeitura de Bonito em parceria com a ONG Fundação Neotrópica do Brasil inicia a elaboração do plano com curso teórico e prático sobre poda

Por: Marilizi Duarte/ SEMA

A Prefeitura de Bonito, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com a organização sem fins lucrativos, Fundação Neotrópica do Brasil (FNB) irão elaborar o Plano Municipal de Arborização Urbana.

Atualmente, atendendo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) do Ministério Público/2ª Comarca de Bonito, estão proibidas autorizações de poda radical, de topiaria (Retirada de galhos para efeitos ornamentais com desenhos geométricos) e a extração de árvores de áreas públicas urbanas. Para conhecer o conteúdo do TAC acesse aqui.

É importante ressaltar que a Prefeitura de Bonito só está atendendo às exigências do Ministério Público e que a SEMA está realizando as vistorias conforme as urgências das solicitações, como árvores que apresentem comprovado risco à saúde ou segurança de pessoas ou patrimônio, informa a bióloga Marilizi Duarte.

A Prefeitura de Bonito buscando fomentar a elaboração do plano de arborização assinou convênio com a Fundação Netrópica para atender esta e outras demandas. O plano de arborização urbana irá auxiliar na gestão na tomada de decisões quanto ao plantio adequado de espécies arbóreas em espaços urbanos públicos, bem como estabelecer programas de plantio, assim a comunidade ganha em qualidade ambiental e de vida, relata o prefeito de Bonito Leonel Lemos de Souza Brito (Leleco do PT do B).

CURSO SOBRE PODA E ARBORIZAÇÃO URBANA

O curso de poda e arborização urbana será realizado pela Prefeitura de Bonito e Fundação Neotrópica do Brasil, nos dias 21 e 22 de maio, no Centro de Múltiplo Uso da Prefeitura de Bonito. Aberto para todos os interessados, o curso é gratuito e abordará o tema de forma teórica e prática. As inscrições prosseguem até dia 20/05 e ao todo são 30 vagas. Maiores informações na Fundação Neotrópica no telefone (67) 3255-3451. Abaixo a programação:

21 de maio (quinta-feira)

8h – 10h – Aula teórica – Arborização Urbana e Poda

10h – 10:30h – Intervalo

10:30 – 12h – Aula teórica – Arborização Urbana e Poda

12h às 14h – Intervalo para almoço

14h -18h – Aula prática – Realização de atividades buscando a aplicação do conteúdo abordado.

22 de maio (sexta-feira)

8h-12h – Aula prática

12h às 14h – Intervalo para almoço

14h -18h – Aula teórica – aprendendo com a prática realizada pela manhã

18h – Cerimônia de Encerramento (carreteiro com entrega de certificados)

Plantio de árvores no bairro Bom Viver.

Município de Bonito terá Plano Municipal de Arborização Urbana