Encontro debateu a conclusão do Aterro Sanitário e logística necessária para transporte de resíduos

Por Assessoria de Comunicação

O prefeito de Bonito, Odilson Soares, participou nesta terça-feira (7), em Jardim, da reunião do Cidema – Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa.

O encontro reuniu prefeitos de 7 municípios que integram o Consórcio para debater a conclusão do Aterro Sanitário de Jardim, que após concluído começara a receber os resíduos sólidos coletados nos municípios, incluindo Bonito, acabando com os “lixões”.

A previsão é de que o Aterro Sanitário seja concluído ainda neste semestre, com capacidade para receber 63,5 toneladas de lixo por ano, além de 19,5 toneladas de resíduos hospitalares.

O encontro discutiu também a logística necessária para o transporte dos resíduos, dos municípios para o novo aterro, bem como o custo para os municípios participantes.

Na ocasião os prefeitos se manifestaram em favor do fortalecimento do Cidema e da conclusão das obras do aterro, mas consideraram necessário um prazo maior para o cumprimento das exigências legais (no que se refere à coleta e tratamento dos resíduos), já que a maioria assumiu o mandato recentemente. O Consórcio deverá solicitar audiência com o Ministério Público para pedir o alongamento do prazo.

Além do prefeito de Jardim e presidente do Cidema, Guilherme Monteiro Filho, e do prefeito de Bonito, Odilson Soares, a reunião contou com a presença do prefeito de Bela Vista, Reinaldo Pitti; de Caracol, Manoel Viais; de Nioaque, Valdir Junior; de Guia Lopes da Laguna, Jair Scapini e de Porto Murtinho, Derlei Delevatti.

Criado em 2011 o Cidema tem como objetivo buscar soluções conjuntas para a preservação e conservação das nascentes do rio Apa, contribuindo para o desenvolvimento dos municípios consorciados.

Prefeito participa da reunião do CIDEMA em Jardim