CAPS são instituições destinadas a acolher pacientes com transtornos mentais.

08/05/2018 14h59 – Por: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura Municipal de Bonito vai licitar nesta sexta-feira, dia 11 de maio, às 08h00, a contratação de empresa para prestação de serviços médicos em Clínica Geral com especialização em psiquiatria no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

O CAPS de Bonito está localizado na Vila América.

Os CAPS são instituições destinadas a acolher pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial. Um dos objetivos do Programa é possibilitar a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no Brasil.

OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

Caberá à empresa contratada a realização de consultas, procedimentos ambulatoriais, atendimentos em caráter emergenciais, avaliação, reavaliação de diagnóstico e condutas especializadas em transtorno psiquiátricos, visitas domiciliares especializadas e o acompanhamento individual de pacientes com sofrimento psíquico.

Entre outras obrigações caberá também à empresa licitada o acompanhamento individual de familiares dos pacientes atendidos, criação de grupos psicoterapêuticos, acompanhamento em grupos familiares,
preparação do paciente com transtorno mental para sua reinserção social, apoio à rede básica quanto a assuntos relacionados à saúde mental, realização de palestras e seminários para capacitar os profissionais do Caps e Esfs e a realização de atividades de caráter preventivo junto à população.

A carga horária de atendimento será de 16 horas semanais e/ou no mínimo 300 pacientes mensais, junto ao CAPS de Bonito, usuários do SUS.

Prefeitura contrata médico para Centro de Atenção Psicossocial