Foram entregues 75 uniformes, 25 bolsas e 25 bloqueadores.

07/11/2017 16h24 – Por: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, efetuou na tarde desta terça-feira (7) a entrega de novos uniformes para os 25 agentes comunitários de saúde que atuam na Atenção Básica no município.

O ato de entrega contou com a presença do secretário Nivaldo Carneiro e da coordenadora de Atenção Básica, Evellyn Mollmann.

Na ocasião foram entregues 75 uniformes (três camisetas para cada agente), 25 bolsas e 25 bloqueadores solares fator 50.

A Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, abrangendo a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. O trabalho é realizado por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

As ações dos agentes de saúde incluem – entre outras – estimular continuamente a organização comunitária; fortalecer elos entre a comunidade e os serviços de saúde; coletar dados sobre aspectos sociais, econômicos, sanitários e culturais; orientar a comunidade para utilização adequada dos serviços de saúde; registrar nascimentos, doenças de notificação compulsória e de vigilância epidemiológica e óbitos ocorridos; cadastrar todas as famílias da sua área de abrangência; acompanhamento de gestantes e nutrizes; incentivo ao aleitamento materno e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança.

Cabe-lhes também orientar, por meio de visitas, distribuição de folhetos e informações, sobre prevenção de doenças, direcionando os casos mais graves para os níveis de atendimento superiores em termos de complexidade.

As equipes da Atenção Básica contam com médicos de atenção primária, enfermeiras e agentes de saúde. O programa pode incluir também profissionais de saúde bucal e as equipes fornecem cuidados abrangentes, como a saúde infantil, prevenção de doenças crônicas, visitas domiciliares e encaminhamentos.

Prefeitura entrega novos uniformes para Agentes de Saúde