Objetivo do programa é acompanhar os pacientes com doenças crônicas

22/09/2017 11h49 – Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira (21) mais uma reunião do Programa Hiperdia, desta vez no ESF da Vila América, sob coordenação da enfermeira Glaucia Biage.

O programa tem como objetivo cadastrar e acompanhar os pacientes com doenças crônicas, tais como hipertensão e diabetes, assegurando cuidados especiais para o controle adequado das doenças, proporcionando melhor qualidade de vida.

Quando um paciente atendido nas unidades de Saúde do município é identificado com hipertensão e/ou diabetes, ele é encaminhado para o Hiperdia, onde é cadastrado e passa a ser acompanhado por uma equipe de saúde multidisciplinar, de acordo com as suas necessidades.

A reunião na Vila América contou com a participação do agente de saúde José Estevam, que ministrou palestra sobre a raiva animal, que é uma doença letal transmitida do animal para o homem, destacando a importância da prevenção por meio da vacinação de cães e gatos domésticos, que são os principais transmissores da doença para os humanos.

Na ocasião, comunicou também aos presentes que no próximo dia 23 de setembro (neste sábado) o Núcleo de Controle de Zoonoses realizará uma campanha de vacinação, com horários e pontos a serem divulgados.

Durante a reunião foram avaliados parâmetros como índice de massa corporal, perímetro abdominal, pressão arterial e glicemia de jejum e também dadas orientações para observação de horários da medicação de uso continuo (posologia).

Saúde realiza reunião do Hiperdia no ESF da Vila América

Saúde realiza reunião do Hiperdia no ESF da Vila América

Saúde realiza reunião do Hiperdia no ESF da Vila América