Objetivo é acompanhar pacientes com hipertensão e diabetes.

05/10/2017 10h22 – Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde de Bonito realizou na manhã desta quinta-feira, dia 5 de outubro, mais uma reunião do programa Hiperdia – desta vez no ESF Rincão Bonito.

O programa Hiperdia tem como objetivo cadastrar e acompanhar portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde – SUS, permitindo a distribuição regular e sistemática de medicamentos a todos os pacientes com doenças crônicas, hipertensos e diabéticos, disponibilizando cuidados especiais visando o controle adequado das doenças e melhor qualidade de vida.

Quando um paciente atendido nas unidades de Saúde do município é identificado com hipertensão (e/ou diabetes), ele é encaminhado para o Hiperdia, onde é cadastrado e passa a ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar de saúde, de acordo com as suas necessidades.

Durante a reunião são realizados diversos procedimentos, incluindo aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar, orientações de receitas médicas, dietas, indicação de atividades físicas e exercícios adequados para cada paciente.

A reunião do Hiperdia no ESF Rincão Bonito contou com a participação e o acompanhamento das médicas Maria Cecília e Camille Alves, do enfermeiro Claudemir Machado e de Kariely Marques.

Após a reunião os presentes participaram de um café da manhã, oferecido pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Saúde realiza reunião do Hiperdia no ESF Rincão Bonito

Saúde realiza reunião do Hiperdia no ESF Rincão Bonito

Saúde realiza reunião do Hiperdia no ESF Rincão Bonito