09/01/2014 14h25 – Atualizado em 09/01/2014 14h25

A secretária de Municipal de Educação, Zenilda Gonçalves de Rezende, fez um balanço da Educação no ano de 2013, em Bonito. Ela destaca em seu relatório os avanços no âmbito da educação, e aponta um novo cenário para 2014.

Por: Assessoria de Comunicação

“O presente relatório tem o intuito de registrar e socializar as atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação no ano de 2013, no período de 15 de janeiro a 13 de dezembro de 2013. Este período – considerado curto, demarca importante etapa na História da SEMED ao apontar avanços, dificuldades e principalmente desafios para os anos vindouros. Em função disso entendemos que as ações aqui descritas orientarão inúmeras outras. As perspectivas de crescimento, desenvolvimento e alcance de metas eram enormes, assim como o volume de trabalho. Diante dessas perspectivas, desenvolvemos um trabalho com o objetivo de dar o melhor na condução desta Secretaria. Não podemos deixar de relatar a importância que as escolas tiveram na condução dessas ações, desenvolvendo as atividades e fazendo um trabalho de equipe comprometida com a qualidade da educação”.

“Ressalto aqui, o esforço coletivo de toda a equipe da SEMED e demais educadores que participam desse projeto: ”Uma Educação Inovadora”. Agradecemos a todos os servidores que contribuíram para que essas ações pudessem ser realizadas. E quero aqui também ressaltar o apoio incondicional do Prefeito Municipal – Leonel Lemos de Souza Brito – “Leleco”, as ações da secretaria, sabedor que é da importância da educação para construirmos uma Bonito ainda melhor”.

Zenilda Gonçalves de Rezende
Secretária de Educação

RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS EM 2013

• Criação do Fórum Municipal de Educação;
• Lançamento do PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC;
• Adesão ao Programa Brasil Alfabetizado ( programa do governo Federal em parceria com governos Estadual e Municipal;
• Parceria da SEMED com a Secretaria Municipal de Esporte – Projeto Judô Nota 10.
• Adesão ao Projeto Trilhas;
• Participação na Feira do IASB;
• Visita Pedagógica nas escolas municipais e CEIS;
• Organização e apresentações da 1ª Festa das Tradições, promovida pela SEMED (Secretaria Municipal de Educação.)
• Encerramento do 1º semestre com apresentações culturais referentes ao Projeto Literário desenvolvido nas escolas municipais e CEIS;
• Participação no Curso de Extensão de Educação Infantil, oferecido pela UFMS, 1º e 2ª turma.
• Participação no Fórum Intermunicipal e Estadual de Educação do MS, em Campo Grande, FEEMS.
• Participação e Organização da gincana com apresentações culturais em comemoração ao aniversario da cidade, promovida pela Secretaria Municipal de Educação.
• Participação e Coordenação na Aplicação do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.
• Criação do Comitê do Pacto;
• Participação no 12º Festival da Guavira com apresentações culturais das escolas municipais, produções artísticas(desenhos) e poesias dos alunos do 1 ºao 9º ano do ensino Fundamental da Rede de Ensino do Município.
• Projeto Pérola Negra;
• Projeto Fuzuê – CEI Laura Vicuña;
• Exposição Cultural dos CEIS;
• Elaboração e aplicação das avaliações da SEMED;
• Aplicação da provinha Brasil 2º ano – 1ª e 2ª fase;
• Participação na aplicação da prova Brasil – 5º e 9º ano;
• Participação na aplicação da ANA -Avaliação Nacional de Alfabetização – 3º Ano do Ensino Fundamental.
• 1º Seminário do Pacto e Sarau Literário – exposição dos trabalhos desenvolvidos durante o ano, apresentações culturais e depoimentos de professores sobre práticas inovadoras em sala de aula.

Secretária de Educação faz um balanço de 2013