Palestra abordou também temas como bullying e consumo de drogas.

30/11/2017 15h41 – Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) realizou nos dias 16 e 17 deste mês a palestra “Violência Intrafamiliar, Causa Influenciadora da Formação do Cidadão do Futuro que começa, Agora..” nas escolas municipais Durvalina Dorneles Teixeira, Izaura Pinto Guimarães e João Alves de Arruda, abrangendo os alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental, EJA e Comunidade Escolar.

Na ocasião foram abordados temas como a violência Intrafamiliar, o bullying nas escolas e vida e o consumo de drogas.

De acordo com a palestrante, a violência física ou psicológica enfrentada por muitos jovens no convívio familiar, nas escolas e no cotidiano em geral, vem ganhando cada vez mais espaço na mídia e nas discussões entre os profissionais da educação. Nesse sentido, abordar o assunto com os próprios jovens é uma estratégia pedagógica não repressiva que contribui para que o aluno entenda melhor as mensagens transmitidas, refletindo sobre como agir diante de uma situação de risco e também a importância de respeitar o próximo.

Segundo ela o bullying é uma situação de violência caracterizada por agressões intencionais, verbais ou físicas, praticada de maneira repetitiva por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. É crime quando praticado por um adulto e ato infracional quando cometido por adolescentes.

A palestra foi ministrada pela professora-doutora Eliana Leandro Dias, mestre em Português, Literatura, professora de Educação Artística e Direito Penal e Processo Penal, doutora em Ciências Jurídicas e Sociais, PhD em Direito da Criança e do Adolescente, pós-doutoranda em Violência Intrafamiliar, ex- presidente da Comissão OAB Vai as Escolas, ex-vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, ex- membro da Comissão Carcerária e membro da Academia Brasileira de Letras.

A palestrante é também autora do Livro: “Violência Intrafamiliar, Causa Influenciadora da Formação do Cidadão do Futuro que começa, Agora…”

Secretaria realiza palestra sobre violência familiar