Por: Marilizi Duarte de Oliveira

O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS) promoveu no dia 25 de outubro, em Campo Grande (MS) reunião com os colaboradores do Projeto “Enciclopédia das Águas”, sendo que o biólogo e Secretário de Meio Ambiente de Bonito, Fabricio de Souza Maria, participou da reunião.

Segundo o historiador e presidente do IHGMS, Hildebrando Campestrini, “Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul”, o projeto visa catalogar os cursos d’água do Estado para garantir sua preservação.

Para o Secretário de Meio Ambiente de Bonto, “este projeto possibilitará uma gestão mais eficiente e pontual frente aos recursos hídricos do município e região, bem como, avaliar as condições de qualidade das águas beneficiando a conservação ambiental e possibilitando a melhoria do turismo de natureza e o ecoturismo”.

O projeto

A enciclopédia pretende mapear todas as nascentes, rios, corixos, portos e córregos da região. O Instituto está construindo há algum tempo a enciclopédia das águas e já listaram e descreveram mais de 6.127 cursos d’água registrados.

Segundo o instituto, não há trabalho semelhante no Brasil e a busca por parcerias com entidades governamentais é essencial para a conclusão do trabalho, que envolve um vasto trabalho de campo.

O projeto prevê ainda 157 cartas topográficas, cada uma medindo 72 cm por 74 cm, além de um mapa virtual que mede 12 metros por 13 metros, sendo que essas dimensões permitem colocar no mapa, por exemplo, um córrego que tenha cinco quilômetros.

Fonte: Carlos Piazer.