Resultado ajuda a corrigir distorções e preparar para a Prova Brasil.

16/11/2017 13h34 – Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) está realizando, nos dias 13, 14 e 17 desta semana, avaliações referentes à segunda etapa (segundo semestre) – apenas com os alunos dos terceiros anos do Ensino Fundamental. Assim que a correção das avaliações for concluída, os resultados da segunda etapa (dos 3º anos) serão divulgados para acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem no ano seguinte.

A avaliação é realizada duas vezes ao ano (primeira e segunda etapa) nos terceiros e quintos anos para aferir o conhecimento dos alunos. A segunda etapa deste ano – no entanto – abrangerá apenas os alunos dos terceiros anos.

As questões são elaboradas pelos coordenadores pedagógicos da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e aplicadas por um grupo de coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal.

RESULTADOS DA PRIMEIRA ETAPA

Após aplicação e correção das avaliações – nos respectivos anos – os resultados são tabulados e divulgados para os gestores dos estabelecimentos de ensino para serem repassados aos professores e à comunidade escolar.

Na primeira etapa as avaliações foram aplicadas nas oito (8) escolas da rede municipal – seis urbanas e duas rurais – com os percentuais de resultados assim discriminados. Confira:

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA – 3º ANO.

• TOTAL DE ALUNOS: 309. Sendo 28,48 % ACIMA DA MÉDIA; 11% NA MÉDIA e 60,52% ABAIXO DA MÉDIA.

• Produção de texto (nota máxima – 2,0 pontos)

NOTA % (PERCENTUAL)

ZERO (18,80%)

0,5 (36,88%)

1,0 (22,98%)

1,5 (11,64%)

2,0 (9,70%)

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA – 3º ANO.

• TOTAL DE ALUNOS: 314. Sendo, 36,30% ACIMA DA MÉDIA; 12,10% NA MÉDIA e 51,60% ABAIXO DA MÉDIA.

A avaliação nos 5º anos objetivou apontar pontos fortes e pontos fracos no processo de aprendizagem e traçar estratégias para sanar as dificuldades. Com os resultados em mãos a SEMEC constatou um alto grau de dificuldade na leitura, escrita e cálculos básicos.

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA – 5º ANO.

• TOTAL DE ALUNOS: 239. Sendo 24,26% ACIMA DA MÉDIA, 18,49% NA MÉDIA e 57,25% ABAIXO DA MÉDIA.

• Produção de texto (nota máxima – 2,0 pontos),

NOTA % (PERCENTUAL)

ZERO (8,79%)

0,5 (48,54%)

1,0 (34,32%)

1,5 (7,94%)

2,0 (0,41%)

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA – 5º ANO.

• TOTAL DE ALUNOS: 239. Sendo, 67,78% ACIMA DA MÉDIA; 11,71% NA MÉDIA e 20,51% ABAIXO DA MÉDIA.

A partir dos resultados obtidos os gestores, juntamente com os professores de seus estabelecimentos de ensino, traçam estratégias pedagógicas focadas em projetos, visando preencher a lacuna existente na defasagem do conhecimento apresentado e o ano escolar que frequentam.

Além de corrigir a defasagem, outro objetivo é preparar os alunos dos quintos anos para a realização da “Prova Brasil”, que é um dos componentes utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que neste ano ocorreu nos dias 23 e 24 de outubro. A prova é aplicada em escolas públicas urbanas e rurais que tenham no mínimo 20 estudantes matriculados no quinto e no nono anos (quarta e oitava séries) do ensino fundamental.

Os resultados, tanto dos 3º quanto dos 5º anos, estão disponíveis para conhecimento na Secretaria de Educação e Cultura.

POR QUE AVALIAR ALUNOS DOS TERCEIROS E QUINTOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL?

O PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar em Língua Portuguesa e Matemática todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do Ensino Fundamental.

Sendo assim, era necessário conhecer o nível do ensino dos nossos alunos dos terceiros anos e a partir de então, traçar ações de intervenção para nortear atividades futuras para garantir a qualidade da educação ofertada desde os primeiros anos de escolarização.

A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) acredita que a Avaliação Interna é uma ferramenta que representa importante avanço na Educação Municipal de Bonito, uma vez que oferece um diagnóstico em larga escala com dados concretos e de acordo com a realidade local, possibilitando a elaboração de estratégias junto com as escolas municipais e suas equipes gestoras, permitindo um monitoramento real e constante e as devidas intervenções pedagógicas necessárias, favorecendo o crescimento e desenvolvimento pleno do processo de ensino/aprendizagem e a qualidade da educação.

Nesse sentido, no ano de 2018 a Avaliação Interna da Rede Municipal acorrerá nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, ou seja, do 1º ao 9º ano.

A Secretaria de Educação acrescenta ainda que a qualidade da educação é preocupação constante de todos os envolvidos na educação, gestor municipal, equipe gestora das escolas, professores pais e alunos, portanto precisamos nos unir em prol da qualidade da educação.

Os gestores e educadores desenvolvendo e executando as ações, alunos se dedicando à aprendizagem e os pais e responsáveis estando mais presentes na vida escolar e incentivando a participação ativa dos alunos para que tenhamos êxito, com a participação de todos.

SEMEC divulga notas de avaliações no Ensino Fundamental