Assistência técnica abrangeu 92 agricultores, beneficiando 181 hectares.

26/12/2017 09h55 – Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Produção e Desenvolvimento Rural (SEPRODES) apresentou na semana passada um relatório das ações desenvolvidas durante o ano de 2017.

Recebida desativada pela atual gestão, com os móveis amontoados em uma sala, tratores fundidos e equipamentos sem condições de uso, a secretaria teve que se reestruturar, o que incluiu a mudança em caráter permanente para nova sede, localizada junto ao prédio da Agraer, onde é feito o atendimento ao público.

Ainda no primeiro semestre do ano foi realizado o conserto dos dois tratores da secretaria que se encontravam parados, 1 New Holland TL95E e 1 Massey Ferguson 292, que foram a seguir recolocados em operação, juntamente com os implementos agrícolas. A Seprodes também recebeu no segundo semestre deste ano (por intermédio a Agraer) uma patrulha mecanizada (composta por um trator e implementos).

APOIO AO PEQUENO AGRICULTOR

Com a disponibilização progressiva de tratores e implementos, a Secretaria de Produção e Desenvolvimento Rural de Bonito desenvolveu trabalhos de apoio técnico com visitas para orientação e disponibilização de maquinário para auxiliar no preparo da terra, manejo e adubação.

Foram atendidos no ano 21 agricultores da estrada de Bonito ao Km 21 e imediações (45 hectares); 22 na Rodovia do Turismo (38 ha); 10 na estrada dos Três Morros (23 ha); 4 na Estrada do Rio Sucuri (10 ha); 12 na estrada de Bonito a Bodoquena (25 ha) e 23 nos loteamentos São José, Girassol e Pé de Cedro (40 ha), totalizando 92 agricultores e 181 hectares.

CRIAÇÃO DO SIM – SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL

Outra contribuição relevante da secretaria no período foi para criação do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), que tem como objetivo fiscalizar previamente os produtos de origem animal. O funcionamento com barracas cedidas pela secretaria das duas feiras livres nos bairros – uma na Vila Marambaia (sábados) outra na Vila Donaria (quinta-feira) também foi incentivado.

A reestruturação da Feira do Produtor, incluindo a organização, manutenção do espaço e captação de eventos também foi prioridade da secretaria, que apoiou a realização no local do Cata Guavira 2017.

A SEPRODES também realizou cursos em parceria com o Sindicato Rural de Bonito, proporcionando formação aos produtores rurais do município.

SEPRODES divulga relatório das atividades realizadas em 2017