Campanha está vacinando alunos das escolas públicas e particulares.

25/08/2017 10h43 – Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Bonito está dando continuidade nesta sexta-feira (25) à vacinação contra o vírus HPV e a Meningite C em alunos (crianças e adolescentes), desta vez nas escolas municipais Professora Durvalina Dorneles Teixeira e Professora Izaura Pinto Guimarães.

A vacinação faz parte de uma campanha nacional organizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, para aumentar a cobertura vacinal nos municípios brasileiros.

Este é o primeiro ano em que meninos fazem parte do público-alvo da vacina. Estudos feitos em outros países mostram que a inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres.

Além disso, os próprios meninos são beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus. O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso.

A vacina distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV: o 6, o 11, o 16 e o 18. Dois deles (o 6 e o 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (o 16 e o 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.

MENINGITE C

A inclusão dos adolescentes no público-alvo da vacina contra meningite C ocorre porque pode haver uma diminuição da proteção contra a doença com o passar dos anos, após a imunização feita na infância.

Os trabalhos de imunização já foram realizados na Escola Estadual Luís da Costa Falcão e Escola Municipal Vitalina Vargas Machado (no dia 23) e na Escola Estadual Bonifácio Camargo Comes e Escola Municipal Manoel Inácio de Farias (no dia 24).

No dia 29 de agosto a vacinação acontecerá na Escola Municipal João Alves de Arruda e Escola Municipal João Alves da Nóbrega e no dia 30 nas escolas Sagrada Família, FUNLEC e RENOVO.

Vacinação contra HPV e Meningite nas escolas vai até o dia 30