Curso visa farmacêuticos e acadêmicos dos setores público e privado.

08/05/2017 17h36 – Por: Assessoria de Comunicação

Com apoio da Secretaria Municipal de Saúde foi aberto na manhã de hoje, no auditório da Prefeitura Municipal, em Bonito, o curso denominado Serviços Clínicos Farmacêuticos, que tem como público alvo os farmacêuticos e acadêmicos ligados ao setor público e ao setor privado.

O curso é constituído por 5 módulos, com 40 horas cada um, com duração total de 5 meses. O projeto foi elaborado pela professora, mestre e doutora em Farmácia e Bioquímica da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do SUL), Camila Guimarães Polisel, e está sendo implantado a partir de convênio da UFMS com o Governo Federal, incluindo cidades do interior do Estado.

Os serviços clínicos farmacêuticos visam à promoção, proteção e recuperação da saúde. São atribuições clinicas de um farmacêutico estabelecer e conduzir uma relação de cuidado centrada no paciente, segundo preceitos profissionais e bioéticos, participando da avaliação da farmacoterapia.

Ele contribui para que o paciente utilize os medicamentos nas doses, vias de administração e duração adequadas e de forma segura, pois assim ele terá condições de realizar o tratamento conforme recomendado pela equipe de saúde.

A abertura do curso, que teve como tema “Semiologia, consulta, prescrição e evolução farmacêutica”, contou com as presenças da supervisora geral do Conselho Federal de Farmácia e Superintendente da Vigilância Sanitária estadual, Ângela de Castro Cunha Lopes; da presidente regional da SBRAFH (Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde), Fabiana Vicente de Paula e do secretário municipal de Saúde de Bonito, Nivaldo Inácio Carneiro.

Bonito recebe curso de Serviços Clínicos Farmacêuticos