Missa e apresentações musicais abriram a festa mais tradicional da cidade

29/06/2017 10h55 – Por: Assessoria de Comunicação / Foto:Jabuty

Bonito celebra hoje, quinta-feira (29), a 89ª Festa de São Pedro, santo católico considerado padroeiro do município. Além de ser uma festa religiosa, a data adquiriu caráter histórico e é uma das tradições culturais mais marcantes da cidade.

A abertura das festividades teve alvorada festiva, pouco depois de 6 horas da manhã, com a apresentação da Banda Municipal em frente à Capela Sagrada Família, seguido pela tradicional cavalgada, que saiu do Clube do Laço Nabileque às 7 horas, subindo a Rua Pilad Rebuá até a Praça da Liberdade. A partir daí, com a banda à frente, a cavalgada prosseguiu até a Rua Monte Castelo, descendo pela Rua Luís da Costa Leite até chegar novamente na Praça da Liberdade.

A seguir foi realizada uma missa na rua, celebrada pelo padre Israel em frente à capela, com a presença dos cavaleiros e de um grande público, com acompanhamento do grupo musical da paróquia. A programação para hoje inclui almoço no Salão Paroquial (os ingressos podem ser adquiridos no local).

No período da noite, de hoje até domingo (2) serão realizadas quermesses em frente à igreja, ao lado da Praça da Liberdade, com danças de quadrilhas, comidas típicas e música ao vivo.

As celebrações da 89ª Festa de São Pedro contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Governo, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

EVENTO CULTURAL É O MAIS ANTIGO DA CIDADE

A razão pela qual São Pedro se tornou o padroeiro da cidade foi relatada pelo padre Paulo Nunes de Araujo, ex-pároco da cidade de Bonito:”Foi no início de 1928, o então Distrito de Paz de Bonito recebeu festivamente a visita do Padre salesiano João Crippa, de Campo Grande, o qual celebrou aqui a primeira Missa campal. Nessa ocasião, o Capitão Manoel Inácio de Farias doou um terreno para a construção de uma Capela.

Assim, com a ajuda da comunidade, o Sr. Salvador Castilho, carpinteiro de origem espanhola, construiu uma Capela de madeira com cobertura de zinco, a qual foi inaugurada no dia 29/06/1928, festa de São Pedro Apóstolo. Por isso, o Apóstolo foi designado Padroeiro da comunidade católica e do Distrito de Paz de Bonito”.

De acordo com o padre Paulo Nunes “foram confeccionados os estandartes do padroeiro, decorando a Rua da Missa Campal, realizando a Alvorada Festiva com a queima de fogos”.

Já na década de 50 foi incorporada, em parceria com o Clube de Laço Nabileque, a Cavalgada de São Pedro, também uma expressão já tradicional da cultura popular bonitense.

Cavalgada de São Pedro celebra padroeiro de Bonito

Cavalgada de São Pedro celebra padroeiro de Bonito

Cavalgada de São Pedro celebra padroeiro de Bonito

Cavalgada de São Pedro celebra padroeiro de Bonito

Cavalgada de São Pedro celebra padroeiro de Bonito