Para 20 anos, plano terá avaliação anual e será revisado a cada 4 anos.

19/07/2018 11h37 – Por: Assessoria de Comunicação

O prefeito municipal, Odilson Soares, recebeu oficialmente nesta quarta-feira (18) do presidente do Cidema (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa), Guilherme Monteiro – também prefeito do município de Jardim – o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Bonito.

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) foi elaborado pela Itaverá Engenharia Ambiental, com apoio da SEMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente). A empresa responsável pela elaboração foi contratada pelo Cidema, com recursos repassados pela Sanesul.

A OBRIGATORIEDADE DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

A partir de 2014, por determinação da Lei n.º 11.445/200 (Lei de Saneamento Básico), todas as prefeituras têm obrigação de elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) até dezembro de 2018. Sem o plano os municípios não poderão receber recursos federais para desenvolver projetos no setor.

De acordo com a lei, saneamento básico é o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais relativas aos processos de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas – que são quatro áreas relacionadas entre si.

Após ser aprovado em audiência pública e votado e aprovado pela Câmara Municipal a lei nº 1.484/2018 (datada de 10 de julho de 2018), foi sancionada pelo prefeito municipal e publicada no Diário Oficial dos Municípios do dia 12 de julho de 2018.

O Plano Municipal de Saneamento Básico de Bonito – que contempla um período de 20 (vinte) anos – será avaliado anualmente e revisado a cada 4 (quatro) anos.

PARA QUE SERVE O PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO?

O PMSB de Bonito tem entre seus objetivos contribuir para o desenvolvimento e a redução das desigualdades locais, a geração de emprego e de renda; a inclusão social e também minimizar os impactos ambientais relacionados à implantação e desenvolvimento das ações, obras e serviços de saneamento básico, de acordo com as normas vigentes.

PLANO CRIOU O SISTEMA MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Bonito criou o Sistema Municipal de Saneamento Básico – que é o conjunto de agentes institucionais devem se articular e cooperar para a formulação das políticas, definição de estratégias e execução das ações de saneamento básico.

O Sistema Municipal de Saneamento Básico é composto pelo:

1) Plano Municipal de Saneamento Básico;

2) Conselho Municipal de Saneamento Básico;

3) Fundo Municipal de Saneamento Básico;

4) Sistema Municipal de Informações em Saneamento Básico;

5) Conferência Municipal de Saneamento Básico.

Uma vez aprovado e entregue, o PMSB de Bonito passa a ser a referência de desenvolvimento do município – estabelecendo diretrizes, metas de cobertura e atendimento dos serviços de água, coleta e tratamento do esgoto doméstico, limpeza urbana, coleta e destinação adequada do lixo urbano e drenagem e destino adequado das águas de chuva.

A entrega contou também com as presenças da gerente regional da Sanesul de Jardim, Daniela Nantes; do secretário Municipal de Meio Ambiente, Alexandre Ferro; da engenheira Sanitarista e Ambiental Mariel Brescovit de Oliveira, coordenadora na elaboração do PMSB de Bonito e do vereador Pedro Aparecido Rosário (Pedrinho da Marambaia).

CIDEMA entrega Plano de Saneamento Básico de Bonito

CIDEMA entrega Plano de Saneamento Básico de Bonito

CIDEMA entrega Plano de Saneamento Básico de Bonito

CIDEMA entrega Plano de Saneamento Básico de Bonito