31/05/2016 17h09 – Atualizado em 31/05/2016 17h09

Sub-Título

Por: SEMA/Bonito

No último dia (26) a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMA recebeu a visita de acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, campus de Ivinhema para conhecer de perto como é o Programa de Coleta Seletiva Municipal realizada pela Associação de Catadores conhecida como “Associação Recicla Bonito”, o Aterro Controlado e o Viveiro Municipal de Bonito.

O grupo era composto por acadêmicos do 3º e 4º ano no total de 46 pessoas sendo, 04 professores.
A ocasião deu início na Usina de Processamento de Lixo – UPL onde foi explicado sobre o Programa de Coleta Seletiva de Bonito o “Recicla Bonito” e puderam ver de perto o trabalho dos associados e como é realizado todo o processo dos materiais recicláveis ao chegar à UPL até a sua comercialização gerando renda para as famílias associadas. Em seguida, o pátio de Compostagem com elucidação das leiras das mesmas para fins de adubação orgânica nos jardins públicos e nas mudas do viveiro municipal.

Logo, todos conheceram de perto o Aterro Controlado do município onde puderam perceber como é a gestão e organização do mesmo com as valas, feito de forma setorizada, e que, cada tipo de resíduo tem a sua deposição correta, como por exemplo, restos de podas no setor de galhadas, restos de demolições na construção civil, resíduos domiciliares no setor de resíduos domésticos entre outros.

Desta forma, várias questões sobre o tema foram citadas a fim de contribuir na formação acadêmica de cada envolvido numa troca de aprendizado e experiências.

Por fim, a pedido do grupo a visita se estendeu para o Viveiro Municipal de Bonito, onde todos conheceram as espécies produzidas sendo de tão importância para ações de arborização urbana, projetos de recuperação florestal, recuperação de áreas degradadas, educação ambiental e doações para população.

Diante disso a Prefeitura Municipal e a SEMA agradecem a todos os envolvidos pela visita e que está sempre à disposição para atender a quem interessar sobre os trabalhos exercidos pela equipe SEMA.

Acadêmicos da UEMS de Ivinhema visitam aterro controlado e viveiro municipal de Bonito