Por: Assessoria de Comunicação P.M.B.

O retorno para ampliar destinos como Bonito e Pantanal está acontecendo há dez dias, garantiu o presidente da Adventure Travel Trade Association (ATTA), Shannon Stowell, durante o Market Place (rodada de negócios) nesta quinta-feira, dia 14, no Centro de Convenções de Bonito. A rodada de negócios, que finaliza o Adventure Week Pantanal & Bonito, colocou frente a frente 15 operadores de turismo internacional e 20 brasileiros.

O objetivo é ampliar a comercialização de destinos como Bonito e Pantanal na Europa e na América do Norte. A expectativa é que o investimento feito pela Embratur, Prefeituras de Bonito e Corumbá e do Governo de Mato Grosso do Sul por meio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul para captar o evento retorno em 12 meses.

Para Stowel o retorno já está acontecendo. A comunicação e as mídias sociais dos participantes do evento são ferramentas que interligam essas empresas para mais de 20 mil profissionais ligados ao ecoturismo e ao turismo de aventura no mundo. “Depois disso, os cincos jornalistas e blogueiros que estiveram conosco estarão publicando as informações e a possibilidade é ainda maior”, comentou o presidente da ATTA.

O prefeito de Bonito, Leleco Brito, apontou que a parceria entre os governos estaduais e municipais com os poderes privados possibilitaram a execução do evento. Ele também salientou que a Embratur teve papel fundamental na vinda do Adventure.

Rodrigo Coinete, presidente do Bonito Convention & Visitors Bureau, lembrou que o Brasil está 25% mais barato para os turistas estrangeiros. Para ele, o evento aconteceu no momento certo e oportunizará com que mais estrangeiros conheçam o destino.

A principal atividade econômica e social de Bonito é o turismo. Os dados apresentados pela secretaria de Turismo, Juliane Salvadori, mostram isso. De 1993 até hoje, os empregos ligados ao turismo aumentaram de 180 para 5 mil. O numero de atrativos que eram apenas três já são mais de 40. Em 1993, o município contava com apenas 30 guias, hoje mais de 90 trabalham orientando os turistas da região. Isso sem contar as agencias de turismo que de seis passaram a ser 50.

Adventure Week Pantanal & Bonito, captado em conjunto com o Embratur, Fundação de Turismo de MS, Prefeitura Municipal de Bonito, Conselho Municipal de Turismo e Bonito Convention & Visitors Bureau em 2015, é um dos principais na promoção e comercialização de destinos turísticos no mundo. O evento, que iniciou no dia 6 de abril no Pantanal, passou por Bonito, e encerra no dia 15 de abril. Essa foi a primeira vez que o evento aconteceu no Brasil.

Market Place (rodada de negócios) com 15 operadores de turismo internacional e 20 brasileiros.

Presidente da Adventure Travel Trade Association (ATTA), Shannon Stowell