13/11/2014

Fundação Neotrópica com apoio de instituições locais realizará no próximo sábado (15) um pedágio para sensibilizar motoristas para o não atropelamento de animais silvestres

Por: Marilizi Duarte/SEMA com informações da Fundação Neotrópica do Brasil

Cerca de 475 milhões de animais silvestres são mortos todos os anos por atropelamento no Brasil, ou seja, a cada segundo, mais de 15 mortes.

Com o propósito de alertar e mapear onde ocorre os atropelamentos, o Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas (CBEE), vinculado à Universidade Federal de Lavras (MG) desenvolveu um aplicativo para celulares e tablets chamado “Urubu Mobile”. O app pode ser instalado em qualquer celular ou tablet com o sistema Android ou iPhone. Por meio do aplicativo, o usuário fotografa o animal que encontrar atropelado e envia o registro para o CBEE que está quantificando os dados e irá usá-los para propor aos órgãos competentes medidas para mitigação do problema.

Buscando disseminar esta ferramenta, o CBEE, a SZB e a Tetra Pak se uniram para criar a maior campanha nacional de conservação de fauna no país: o “Dia Nacional de Urubuzar”, em 15 de novembro. Para ser efetivo, o Sistema Urubu precisa ser usado pelo maior número de pessoas possível.

Ação regional

A Fundação Neotrópica do Brasil, com sede no município de Bonito realizará o evento na nossa cidade com apoio da Prefeitura de Bonito através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMA. As atividades ocorrerão entre os horários de 08 e 13h, no mesmo dia da campanha nacional, sábado, 15 de novembro.

Ao todo, serão dois pontos de intervenção para o repasse de informações, através de pedágio educativo na frente da Guarda Municipal e na MS 382 que acessa o atrativo turístico Gruta do Lago Azul.

SERVIÇO – Se você deseja participar desta ação voluntariamente, compareça dia 14 de novembro, às 14h30, no escritório da Fundação Neotrópica do Brasil, localizado na Rua Dois de Outubro, 165. Mais informações (67) 3255-3462.

Como participar:

• Acesse a página do Dia Nacional de Urubuzar no Facebook, onde serão divulgadas novidades sobre o evento e estão disponíveis vários vídeos que podem orientar: http://on.fb.me/1tcQZnC;

• Curtindo a página e compartilhando nas redes sociais;

• Instalar e utilizar o Sistema Urubu no seu aparelho;

• Publicar o evento utilizando #EuUrubuzo;

• Divulgue para mais amigos e incentive ele a repassar para outros amigos, formando uma rede;

• Dirija com cuidado, respeitando as sinalizações e velocidade permitida.

Fonte: Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil