22/01/2015 11h17 – Atualizado em 22/01/2015 11h17

Conscientização e trabalho desenvolvido pelos agentes de saúde contribuem para a queda do índice

Por: Naiane Mesquita

O município de Bonito tem bons motivos para comemorar. A média do índice de infestação predial pelo mosquito Aedes Aegypti é de 0,8. O número é menor do que o recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. O sucesso no combate a dengue está relacionado principalmente à conscientização da população e no trabalho desenvolvido pelos agentes de saúde, que percorrem os bairros e evitam a proliferação do mosquito.

De acordo como coordenador de vetores da Prefeitura Municipal de Bonito, Alex Belini, o risco de epidemia de dengue no município é baixo. “Nós dividimos a cidade em 11 áreas, são cerca de 900 imóveis e 11 agentes para percorrer o trajeto. O trabalho que desenvolvemos é mais de conscientização e monitoramento, porque não é aconselhado usar o inseticida sem a incidência de casos de dengue”, afirma Belini.

Combate à dengue

Os principais focos de dengue são encontrados em residências, por isso, é tão importante à colaboração da população na luta contra o mosquito Aedes Aegypti. “Os poucos focos de dengue que encontramos estão principalmente em residências e em caixas d’água, que ficam abertas e sem o cuidado necessário”, aponta o coordenador.

Confira algumas dicas

• Evite acúmulo de água em latas, garrafas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerante, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores.

• Mantenha as caixas d’aguas limpas e secas, caso não sejam utilizadas.

• Coloque areia nos vasos de flores

• Mantenha o lixo limpo e seco

Bonito tem índice de casos de dengue abaixo da média estipulada pelo Ministério da Saúde

Bonito tem índice de casos de dengue abaixo da média estipulada pelo Ministério da Saúde