Assunto central é “A Modernização do Sistema Operacional Turístico ambiental”

22/06/2017 11h49 – Por: Assessoria de Comunicação / Foto:Jabuty

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (21) mais uma reunião do Conselho Municipal de Turismo de Bonito (COMTUR), composto por representantes de diversos segmentos ligados às atividades do setor no município.

O encontro contou com a presença de representantes do setor de transporte turístico, tendo como pauta central a continuidade dos debates sobre a “Modernização do Sistema Operacional Turístico ambiental”.
Antes da abordagem do assunto principal o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Mariano, falou sobre a reunião do ENAPA – Encontro Nacional de Grupos de Apoio à Adoção, da qual participou em Fortaleza (CE) no período de 15 a 17 de junho.

Logo a seguir o procurador jurídico da Prefeitura Municipal e também conselheiro do COMTUR, José Anezi de Oliveira, acrescentou outras informações sobre o evento, no qual foi distribuído material informativo e promocional sobre o município. Bonito sediará o próximo encontro nacional da entidade, a ser realizado em 2018.

Em seguida o presidente do Conselho, Cícero Peralta, deu início à discussão do tema central expondo um gráfico sobre o ciclo de vida do turismo e mostrando a seguir um comparativo feito pela internet entre o preço dos pacotes turísticos nacionais.

Nele Bonito se destaca por seus preços de pacote turísticos elevados, bastante acima dos preços de mercado. Peralta enfatizou, logo após, que a seu ver uma das necessidades mais urgentes é estabelecer – mediante esforço conjunto – uma “política de preços” que seja capaz de aumentar a taxa local média de ocupação anual.

De acordo com o presidente do COMTUR é preciso haver uma política de preços que possibilite a concessão de descontos de pelo menos 30 a 40% na baixa temporada, bem como levar em conta que a maior parte dos destinos concorrentes parcela seus pacotes em até 12 meses.

Perguntados sobre o que eles ouvem dos turistas, alguns transportadores mencionaram novamente as reclamações sobre os preços altos, principalmente dos atrativos.

Entre as avaliações e sugestões apresentadas destacaram-se as da conselheira suplente da ABAETUR (Associação Bonitense de Agências de Turismo), Luciana Garcia, que enfatizou a divulgação “pífia” de Bonito nos últimos quatro anos e a necessidade, entre outras, de informativos, de um receptivo com informações sobre o município no aeroporto de Campo Grande e de uma política de marketing para os próximos 5 anos. Outra sugestão feita pelos presentes foi a adoção de medidas para fortalecimento do turismo regional.

Encerrando o encontro, o presidente do COMTUR lembrou que a pauta “A Modernização do Sistema Operacional Turístico ambiental” continuará sendo o foco das próximas reuniões, para as quais estão sendo convidados representantes de diferentes setores do turismo local e que o próximo segmento convidado será o de profissionais de marketing.

COMTUR realiza reunião com representantes dos transportes