Diversidade foi um dos temas destacados durante o evento.

26/09/2018 17h14 – Por: Assessoria de Comunicação

Aconteceu na última quinta-feira (20) a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com as Secretarias de Saúde e de Educação e Cultura.

A conferência deste ano se destacou pela ampla participação das crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais, da área urbana e rural, que tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos e refletir acerca de sua realidade, participando ativamente da elaboração das propostas a serem implantadas a nível municipal, estadual e nacional.

Ao total, foram elaboradas 22 propostas, de acordo com a temática central “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. Dentre elas, destacam-se:

1) Rodas de conversa intersetoriais (Ministério Público/Defensoria/Saúde/Assistência Social/Poder Judiciário/Educação/Segurança Pública), trimestralmente, traçando estratégias de atuação no atendimento à criança e ao adolescente, levando em consideração suas necessidades e particularidades;

2) Fomentar a captação de recurso junto à comunidade através do Imposto de Renda;

3) Criação de um site do CMDCA para que criança e adolescentes possam ter acesso à informação sobre Políticas Públicas voltadas à criança e ao adolescente, bem como dar opiniões e sugestões;

4) Criação de um calendário de rodas de conversas nas escolas, envolvendo CRAS, CREAS, Saúde e Conselho Tutelar, sobre temáticas envolvendo violação de direitos (prevenção, consequências e enfrentamento).

A IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente elegeu 3 delegados titulares e 3 suplentes, sendo 2 governamentais, 2 não-governamentais e 2 adolescentes, a saber:

GOVERNAMENTAIS

Titular:

Jaqueline Aparecida dos Santos (Profª da Rede Municipal de Educação – Distrito Águas do Miranda).

Suplente:

Wellington Luiz de Marchi (Prof. da Rede Estadual de Educação).

NÃO GOVERNAMENTAIS

Titular:

Alex da Silva Albuquerque (Associação Pestalozzi de Bonito).

Suplente:

Felipe Silva Echeverria (Instituto Internacional Visão de Vida).

Adolescentes:

Titular:

Michele Gomes de Souza (aluna da Escola Municipal Rural Distrito Águas do Miranda).

Suplente:

Nathalia Alves Marques (aluna da Escola Estadual Luiz da Costa Leite Falcão).

O CMDCA agradece a participação e envolvimento de toda a sociedade nesta conferência e reafirma seu compromisso com os direitos das crianças e adolescentes.

Conferência debate violência contra criança e adolescente