07/01/2015 16h13 – Atualizado em 07/01/2015 16h13

Procissão, baile e jantar gratuito marcam tradição com mais 300 anos de história

Por: Naiane Mesquita

Com mais de 300 anos de tradição, a Folia de Reis é uma das festas cristãs mais populares do país. Em Bonito, município de Mato Grosso do Sul, quem preserva essa história são os moradores do Distrito de Águas de Miranda, que realizam há 26 anos a festa, levando a bandeira dos três reis magos por cerca de 80 quilômetros.

Promovida pela Associação Negra Quilombola Ribeirinha Águas de Miranda, com apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, a “26ª Festa de Folia de Reis – Companhia Mensageiro da Paz” será realizada no sábado, às 19 horas, no Distrito de Águas de Miranda, com a presença da população local e de comunidades quilombolas das cidades de Anastácio, Jaraguari, Maracaju e Nioaque.

De acordo com o presidente da associação, Valdecir Amorim, a tradição é comum no Nordeste do país e devido ao grande número de descendentes do distrito acabou se popularizando na região. “Essa festa é tradicional no nordeste e como aqui nós temos muitas pessoas da Bahia, Ceará, Pernambuco e Minas Gerais, acabamos mantendo a tradição. Trouxeram a bandeira do Assentamento Monjolinho, há 30 anos, foi o senhor Maurílio Modesto que começou e que até hoje é o senhor que continua realizando a festa”, afirma o presidente.

Mais de 26 pessoas carregam a bandeira com a imagem dos três reis magos, a maioria integrante da família de Modesto. “Eles percorrem mais de 80 km, passa por Anastácio, pelas casas do distrito, por fazendas, chácaras. É uma festa bem católica, de adoração mesmo aos santos reis magos. Muita gente acredita que eles possam realizar milagres e fazem os seus pedidos”, explica.

Amorim relembra que a festa realizada no ano anterior recebeu em média 500 pessoas e que em 2015 a expectativa é de 700 a 800 pessoas. “A internet ajuda muito a divulgar. A comunidade também participa muito. No ano passado conheci uma senhora que tinha recebido uma graça dos reis magos e agora participava da procissão. Tem gente que promete para 2 anos, 1 ano participar da festa, mas tem gente que promete para a vida toda”, acredita.

Festa

A festa começa no sábado, às 19 horas, com uma procissão, seguida de baile e um jantar gratuito. No domingo, será realizado um torneio de futebol, promovido com apoio da Secretária de Esportes do Município.

Tradição

No dia 6 de janeiro comemora-se o Dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 6 de janeiro, dia em que encontraram o menino. A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil na época da colonização.

Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto, que agradecem ao hospedeiro e seguem para o próximo destino. No dia de Reis, 6 de janeiro, a bandeira retorna à casa do embaixador.

Festa da Folia de Reis no Distrito de Miranda