Abertura oficial será realizada às 21h30 na Praça da Liberdade

Por: Naiane Mesquita

O 13º Festival da Guavira de Bonito começou hoje, pela manhã, com palestras promovidas pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). Com o tema “Plantas Frutíferas: Opções de Cultivo para Bonito”, a pesquisadora Adriana de Castro da Silva abordou a importância da fruta como alimento e as melhores opções para o cultivo dos frutos, como a guavira.

A abertura do encontro contou com a presença da secretária de cultura, Vânia Mugartt, do diretor de turismo da Secretaria de Turismo de Bonito, Clayton Castilho Gomes, de representantes da Secretaria de Meio Ambiente e, da Agraer, que mediou às palestras. “O Festival da Guavira foi feito para se pensar na cultura, no meio ambiente e principalmente na preservação do cultivo dos guavirais, desse fruto que é típico do cerrado e que dá nome a nossa festa”, afirmou a secretária, no início das palestras.
Entre os convidados para assistir o evento estavam produtores rurais do município, principalmente, de assentamentos rurais, além de pesquisadores, biólogos e outros palestrantes do festival.

Programação

A programação do 13º Festival da Guavira de Bonito segue de hoje até o dia 7 de dezembro. Hoje, das 13h30 às 16h30, haverá cursos teóricos sobre o cultivo e a produção da Guavira, no Centro de Convenções de Bonito. No mesmo local, das 14h às 18h, chefs de várias cidades brasileiras falam sobre as novidades da gastronomia mundial.

A abertura oficial do evento será realizada às 21h30, na Praça da Liberdade, na presença de autoridades e do Prefeito Municipal Leonel Lemos de Souza Brito. Para encerrar a noite do primeiro dia, o show ficará por conta da dupla Leó Goiano e Girsel da Viola.

Festival da Guavira começa com palestras sobre meio ambiente