28/07/2014 08h08 – Atualizado em 28/07/2014 08h08

A Prefeitura Municipal de Bonito, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está trazendo para a cidade a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP-UFMS

Por: AsseCom Bonito com Maestro Jucilei Inácio Martins

A Prefeitura Municipal de Bonito, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está trazendo para a cidade a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP-UFMS – que é um projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, prestadora de serviços necessários para o início, desenvolvimento e/ou reciclagem de cooperativas ou grupos de trabalho associativo, denominados de Empreendimentos de Economia Solidária – EES. É uma linha de extensão universitária que disponibiliza um núcleo básico interdisciplinar formado pelo quadro: docente, acadêmico e técnico, buscando assim, socializar o conhecimento da universidade junto aos setores populares. O eixo do projeto da ITCP-UFMS visa estimular a formação de empreendimentos de economia solidária no Estado de Mato Grosso do Sul, como forma de geração de trabalho e renda, promovendo a capacitação de cooperados/empreendedores através de cursos de qualificação profissional continuada além de acompanhamento nas áreas social, produtiva, educacional, saúde, jurídica, administrativa, de mercado, contabilidade, econômica e tecnológica. O projeto deverá atender primeiramente aos anseios da comunidade dos Distrito Águas do Miranda e futuramente poderá ser estendido até outros assentamentos.

A primeira reunião com os moradores foi no último sábado dia 19/07 com uma equipe de técnicos da UFMS coordenados pela Professora Dalva Mirian Coura Aveiro. Foi demonstrado os trabalhos já realizados pela ITCP-MS em outros lugares no estado como no Assentamento Juncal em Naviraí que hoje é exemplo de trabalho bem sucedido organizados em cooperativas no Brasil. Foi também explanado com os presentes sobre a necessidade de se organizar em forma de cooperativas para formar núcleos de produção diversas como criação de peixe, panificadora, frango caipira, artesanato entre outros. Estas cooperativas populares facilitam a comercialização da produção desses grupos de forma legal, promovendo assim o crescimento destes cooperados e da qualidade de vida local. Ainda faltam duas reuniões para cumprir algumas etapas iniciais de acordo com o Governo Federal e que irão servir para definição de que culturas que serão trabalhadas numa primeira fase e ainda oportunizar uma adesão do maior número de moradores daquele local.

A atual administração acredita que com parceiros como estes, estará trabalhando para fortalecer o pequeno produtor, propiciando novas perspectivas inclusive de novos gêneros de produção, buscando reduzir significativamente a carência em núcleos rurais distante do centro da cidade de Bonito e que serão atendidos com o mesmo olhar que é dispensado ao cidadão urbano.

A Prefeitura de Bonito traz à Bonito a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares