19/02/2015 12h12 – Atualizado em 19/02/2015 12h12

Blitz educativa durante o feriado de Carnaval também distribuiu camisinhas e folders

Por: Naiane Mesquita

A Prefeitura Municipal de Bonito por meio da Secretaria de Saúde realizou durante o feriado de Carnaval, de 13 a 16 de fevereiro, uma blitz educativa sobre a importância do sexo seguro e do cuidado com a saúde. A equipe priorizou os locais com o maior fluxo de pessoas para promover a atividade, como a Praça da Liberdade e o Clube de Laço.

Ao todo foram realizados 25 testes rápidos de HIV no município, sendo que todos deram negativo. Na Praça da Liberdade, a equipe também aferiu a pressão de 93 moradores e orientou a população a procurar o acompanhamento médico em caso de alguma alteração.

Para o prefeito do município, Leleco Brito (PT do B), ações como essa são importantes porque conseguem atingir os moradores que por vezes não procuram a ajuda médica. “Em poucos minutos você consegue aferir a pressão arterial ou fazer um teste de HIV, um vírus que se diagnosticado com antecedência pode melhorar em muito a qualidade de vida do paciente e ainda evitar outros contágios”, explica.

Além dos exames, a equipe da secretaria de saúde organizou uma blitz educativa em frente a Guarda Municipal todos os dias, distribuindo preservativos e folder sobre métodos contraceptivos. “Distribuímos 28 caixas de preservativos em pousadas e hotéis, tivemos apoio da Guarda Municipal para a realização das blitz e fomos também aos locais de maior fluxo como o Clube do Laço, onde foi promovida uma festa”, afirma a coordenadora da atenção básica de saúde, Glaucia Biagi de Oliveira.

Blitz educativa da secretaria de saúde distribuiu camisinhas aos moradores e turistas de Bonito durante o Carnaval (crédito: Multi-frequência)

Teste rápido de HIV é realizado por meio da saliva do paciente e o resultado sai após alguns minutos (crédito: Multi-frequência)

Ação de secretaria de saúde realiza 25 testes de HIV no município

Ação de secretaria de saúde realiza 25 testes de HIV no município

Teste rápido de HIV foi realizado gratuitamente na Praça da Liberdade em Bonito (Crédito: Multi-frequência)