15/04/2014 16h01 – Atualizado em 15/04/2014 16h01

Sub-Título

Por: Paulo de Lima – AsseCom Bonito / Foto: Victor MFS

Nesta manhã de terça-feira (15), com a presença de 28 Agentes Comunitários de Saúde e 04 Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da Atenção Básica dos E.S.F’s do Jardim América, Vila Donária, Rincão Bonito e Centro, teve inicio o “Curso de Formação em Saúde Mental – crack, álcool e outras drogas-”, para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ATEnf) da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Bonito.

O curso tem como objetivo contribuir com a formação dos agentes e técnicos, para que possam atuar como agente de mudança nas práticas de cuidado em saúde mental e uso prejudicial de drogas. Com ações voltadas para as competências da atenção básica, com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças, favorecendo assim a lógica da redução de danos e das ações não manicomiais.
O curso oferece dispositivos que irão ajudar os envolvidos a reconhecer as situações problemáticas presentes no seu dia a dia de seus territórios e a facilitar o acolhimento necessário dos usuários, por meio da mobilização e articulação de uma rede de apoio social e comunitária.

Com 60 horas/aula, o curso é uma parceria entre a Prefeitura de Bonito e a Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Escola Técnica do SUS “Professora Ena Araujo Galvão”, e será ministrado todas as terças-feiras, até 13 de maio de 2014.

Agentes e Técnicos participam do curso no auditório da Câmara Municipal.