04/03/2015 17h50 – Atualizado em 04/03/2015 17h50

Ação realizada pela Secretaria de Saúde tem palestra sobre a escovação correta e aplicação de flúor

Por: Naiane Mesquita

A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma ação de prevenção e saúde bucal nas escolas municipais e estaduais de Bonito. Ao todo foram atendidos mais de 2,5 mil crianças em quatro dias de ação nas unidades de ensino. Além da aplicação de flúor, os estudantes também receberam orientações sobre a importância da boa higienização dos dentes, que reflete na saúde de todo o corpo.

A técnica em saúde bucal, Marilena Balta, explica que devido a presença de muito calcário na água de Bonito não há flúor e por isso a aplicação deve ser individual. “O flúor ele fortalece o esmalte do dente, deixa bem forte, a criança come muito alimento com corante e ele retira o esmalte do dente. O flúor recompõe o esmalte do dente”, afirma Marilena.

Para a diretora da escola Professora Durvalina Dorneles Teixeira, Eleuza Muniz Galeano, toda atividade que melhore a saúde das crianças é bem vinda. “Nós temos quase 600 alunos e precisamos ter esse cuidado. Nossos alunos são muito carentes, não fazem a escovação corretamente, não vão ao dentista com frequência, nem usam o flúor. Então nós precisamos dessa parceria da saúde na escola”, explica Eleuza.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do município, em média são realizados 12 mil bochechos fluorados e 1,2 mil escovações supervisionadas ao mês nas escolas. “Em crianças acima de 6 anos de idade, reduzindo a taxa de cáries nos mesmos. Futuramente haverá entrega das escovas dentais para a escovação supervisionada e apresentação de palestras educativas. É com grande satisfação que a Secretaria Municipal de Saúde encerra no momento 100% das escolas municipais e estaduais sendo atendidas com a equipe de saúde bucal”, explica a coordenadora de saúde bucal, Marta Mary Miura.

Além das escolas municipais, as creches e as crianças do Instituto Família Legal também receberam a visita das técnicas da Prefeitura Municipal.

Técnicos da secretaria de saúde aplicam flúor nas crianças da rede municipal (Crédito: Multi-frequência)

Técnica em saúde bucal mostra aos alunos da rede municipal como usar o fio dental adequadamente