10/04/2015 15h16 – Atualizado em 10/04/2015 15h16

Apresentação realizada na Praça da Liberdade reuniu duas culturas diferentes em prol da música erudita

Por: Naiane Mesquita

Com cerca de 20 integrantes, a Banda Municipal de Bonito ainda está no início da sua trajetória musical, mas já tem muitos motivos para comemorar. No quarto concerto desde a estreia realizada no final do ano passado, os jovens instrumentistas bonitenses tiveram a oportunidade na noite de quarta-feira (8), de dividir uma apresentação ao lado da orquestra alemã “Kreis Jugend Orchester”. O evento foi realizado gratuitamente na Praça da Liberdade, como parte da turnê alemã Brazilien 2015, que já percorreu outros estados brasileiros, como Minas Gerais e Paraná.

Para o maestro da Banda Municipal de Bonito, Jucilei Inácio Martins, o intercâmbio com os alunos alemães é o principal ponto positivo do concerto. “A grande importância desse evento é a referência, é o que mais temos dificuldade no município de Bonito. Quando você fala em banda sinfônica, as pessoas já imaginam aquela banda de rua, que faz coreografia. A música erudita que não faz parte da vida deles, esse intercâmbio cria uma referência para eles e para o público”, afirma Martins.

Regida pelo maestro Dietmar Wiedmann, a orquestra alemã já havia se apresentado na segunda-feira em Bonito. Ao todos são mais de 60 instrumentistas no palco da Praça da Liberdade. “Morei muitos anos no Brasil, ajudo a realizar vários festivais em Minas Gerais e no sul do país. Essa turnê nasceu dessa proximidade minha com o Brasil. Trabalho com essa orquestra há mais de 25 anos, mas sempre vamos renovando os músicos. Eles não conheciam Bonito e achei que fosse importante tocar nessa região do país. Já vim a Bonito, mas de quatro vezes e é um lugar lindo”, afirma Wiedmann.

Além de se apresentar, a banda alemã também experimentou as iguarias tradicionais da gastronomia sul-mato-grossense, como a sopa paraguaia e a chipa. “Foi bem legal o encontro. Como eles estão aqui desde segunda-feira, também nos deram muitos conselhos, para as crianças isso é super importante. Os nossos alunos estão super empolgados, muitos estão assistindo a um concerto pela primeira vez, tendo essa convivência, trocando experiência”, explica Martins.

Para quem assistiu ao concerto da banda e da orquestra, só restam elogios a fazer. “ Eu gostei bastante da apresentação, ambos fizeram arranjos modernos, não recorreram a Mozart, por exemplo, até porque são bandas de jovens. Achei bem legal a iniciativa de ser uma apresentação gratuita, aqui na praça”, afirma o comerciante, Waldy Francino de Souza, 36 anos.

Banda Municipal tem noite de concerto especial ao lado de orquestra alemã