05/03/2015 13h17 – Atualizado em 05/03/2015 13h17

Projeto da Prefeitura Municipal de Bonito oferece gratuitamente aulas de instrumentos musicais

Por: Naiane Mesquita

Quem passar pelo entorno do Centro de Múltiplo Uso de Bonito será atraído por uma nova trilha sonora. Um tom acima do canto dos pássaros e do barulho de carros na rua estará às notas de saxofones e clarinetes da Banda Sinfônica Municipal de Bonito. O projeto da Prefeitura Municipal de Bonito agora ocupa o prédio destinado às secretarias de Cultura e Esportes do município para a realização de aulas e ensaios gerais.

Segundo o maestro da banda, Jucilei Inácio Martins, o espaço no Centro de Múltiplo Uso é ideal as atividades do grupo. “É um espaço adequado e isso é um fator muito importante para a banda. A estrutura do saguão principal será ideal para os ensaios gerais, ainda vamos colocar uma divisória na escada para ajudar na acústica, segurança e no ar condicionado do ambiente. Além disso, estar em um prédio da prefeitura ajuda na identidade das crianças e adolescentes, no orgulho de integrar a banda municipal da prefeitura”, afirma Martins.

A secretária de cultura, Vânia Mugartt confessa que ficou feliz com a mudança. “Acredito que o Centro de Múltiplo Uso precisa estar vivo, cheio de sons, de cores. É o que nós desejamos para o espaço. O CMU começa a cumprir o seu papel de abrigar a cultura e o esporte”, explica.

Ensaios

Os ensaios da Banda começaram na tarde de ontem no Centro de Múltiplo Uso. Os estudantes, todos veteranos, sentaram na área externa do espaço e não se intimidaram com a grandiosidade da nova sede. Em poucos minutos, as primeiras notas já ocupavam todo o espaço.

Um dos talentos do projeto, a jovem Raissa Trelha, 14 anos, confessa que hoje, a música é para ela uma “droga”. “Desde que eu comecei na banda eu mudei, tenho responsabilidade e pontualidade. Eu era judoca, sai do judô, eu só escutava sertanejo e hoje eu só escuto as músicas que fazem parte do nosso repertório. A música é uma droga, quando você começa é para a vida toda”, brinca.

O amigo da jovem, Giovani da Silva Quintana, 17 anos, complementa afirmando que para ele não existe outro destino que não seja a música. “Um colega meu que me convidou para vir. Ele saiu um tempo depois e eu fiquei. Nem mesmo a reprovação da minha mãe me persuadiu a desistir. Quero seguir a carreira, fazer faculdade. A música transformou a minha vida”, afirma.

Novos integrantes

Com 20 integrantes, a Banda Sinfônica Municipal de Bonito ainda está com inscrições abertas para novos membros. “Por enquanto apenas sete pessoas me procuraram para iniciar os estudos em música. Ao todo são 50 vagas para turmas de manhã e a tarde. Então ainda temos cerca de 20 vagas para novos integrantes”, aponta Martins.

Para a jovem instrumentista e filha do maestro, Antonyelli Martins, as crianças e os adolescentes devem ter uma relação mais intimista com a música. “Eu nunca fui muito ligada a música. Quando comecei a tocar o saxofone foi difícil, doloroso, doía muito a boca. Mas, em pouco tempo eu estava apaixonada. Acredito que a história de todos aqui é meio parecida”, diz.

SERVIÇO – Para entrar na banda é preciso ter de 8 a 18 anos de idade e estar estudando. As aulas são segunda, terça e quarta. As inscrições devem ser feitas aqui mesmo no Centro de Múltiplo Uso. Informações pelo telefone (67) 3255-3628

Ensaio da Banda Sinfônica Municipal de Bonito no Centro de Múltiplo Uso (crédito: Alex Hermann/Multi-frequência)

 Raissa Trelha, 14 anos, brinca que a música tem o poder de