01/09/2014 09h22 – Atualizado em 01/09/2014 09h22

Bonito será o pioneiro na interligação, e no cadastramento digital no Estado de Mato Grosso do Sul.

Por: Paulo de Lima – AsseCom Bonito

O Posto de Saúde da Família da Vila Donária, será o embrião de um processo de interligação através de um sistema informatizado de gerenciamento da saúde. Bonito será o pioneiro na interligação, e no cadastramento digital no Estado de Mato Grosso do Sul.

O objetivo é de qualificar a gestão da saúde, unificando informações dos pacientes, na rede do e-SUS Atenção Básica. O programa faz referência do processo de informatização qualificada do SUS, que resultará na organização do trabalho dos profissionais de saúde dentro do município de Bonito.

Segundo o secretário de Saúde, Wilson Braga, o objetivo da Prefeitura é criar um banco de dados eficiente com o registro de todas as pessoas que utilizam o serviço. “Com o cadastro os profissionais de saúde terão acesso a todos os dados do paciente, através de um prontuário eletrônico, o que além de tornar o trabalho mais ágil e seguro, dará mais visibilidade aos recursos investidos no setor.”

Tablet – A empresa que opera o sistema, a Consulfarma, fez a doação de 07 (sete) tablets para a Prefeitura, que servirão para: automatizar a coleta de dados da população, atualização de cadastro domiciliar e individual, proporcionar opção de foto para o Prontuário do Paciente, relatórios de morbidade (doenças por bairro, ruas etc…), relatório de produtividade por ESF e Agente de Saúde, integração com o sistema oficial do DATASUS – E-sus, melhor atendimento a população e a valorização ao profissional de saúde.

Além da doação dos tablets, a empresa fez também a doação de um televisor para a ESF Donária, que dará uma maior agilidade para os atendimentos no ESF, sendo utilizado para chamada de pacientes para às diversas áreas de atendimento do ESF.

A Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a atualização do cadastro do Cartão Nacional de Saúde junto aos moradores do município. A ação faz parte da estratégia de implantação do e-SUS. O cartão passará a ser exigido para qualquer tipo de atendimento, por isso o cadastro do usuário é importante para facilitar o acesso à rede de atendimento. Por meio do cartão é possível verificar todas as informações do paciente, desde o agendamento de consultas até a realização de exames.
Para o cadastro, os moradores deverão apresentar o documento de identidade, CPF e comprovante de residência. No caso das crianças, é preciso levar também a Certidão de Nascimento.

Bonito será o pioneiro em sistema interligado de saúde