Devem ser vacinadas 4.000 pessoas que estão dentro de grupos de risco até 09 de maio, data em que termina a vacinação.

Por: Paulo de Lima – AsseCom Bonito

A campanha de vacinação contra a gripe começou há cinco dias e já foram imunizadas mais de 2.000, que representa 50% das pessoas que estão nos grupos de risco, em Bonito. A população pode procurar a vacina nos postos de saúde da cidade até o dia 9 de maio. Os grupos prioritários são gestantes em qualquer fase da gestação, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas acima de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, crianças de seis meses, e menores de cinco anos, funcionários do sistema prisional, presidiários e portadores de doenças crônicas – cardíacas, renais e respiratórias.

A cada ano que passa, a adesão aumenta segundo a coordenadora de programas de imunização da Secretaria de Saúde, Josilene Cristaldo. Para 2014, o público-alvo é de 4.000 bonitenses, sendo que a cidade deve atingir 80% deste público para ter êxito na campanha. “Estamos com mais de 50% das pessoas dos grupos de risco imunizadas, ou seja, 2.000 vacinados nestes cinco dias de campanha, o que é muito positivo, e a procura têm sido constantes todos os dias.”, afirmou Josilene.

A vacina é conjugada e age contra os vírus H3N2, H1N1 e Influenza B. A aplicação só não é recomendada a pessoas com reação anafilática em doses anteriores e com alergia grave relacionada a ovo de galinha.

O Secretário de Saúde, Wilson Braga, participou do dia