15/09/2014 11h02 – Atualizado em 15/09/2014 11h02

Na noite da ultima sexta-feira (12), no Instituto Família Legal, a Prefeitura Municipal de Bonito realizou a cerimônia de formatura do Curso de Mestre de Obras, que foi realizado em parceria com o instituto, e com o apoio do vereador Edvaldo Rebeque (PTC).

Por: Paulo de Lima – Assecom

Na noite da ultima sexta-feira (12), no Instituto Família Legal, a Prefeitura Municipal de Bonito realizou a cerimônia de formatura do Curso de Mestre de Obras, que foi realizado em parceria com o instituto, e com o apoio do vereador Edvaldo Rebeque (PTC).

Receberam os diplomas trinta e cinco (35) alunos que concluíram com êxito o curso, que foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Bonito e o Instituto Família Legal. Com um conteúdo programático de 285 horas, ministradas em quatro meses de aulas teóricas e práticas – de segunda à sexta-feira teórica, e aos sábados as aulas práticas, os alunos foram qualificados, e estão aptos para o mercado de trabalho.

Para o prefeito Leleco Brito (PT do B), durante seu discurso disse da satisfação em ver os alunos, e suas famílias juntos, dando um importante passo por uma nova vida. E em um ato simbólico, receberam das autoridades o um novo capacete, trocando o de cor amarela pelo de cor branca. “Estou imensamente orgulhoso de estar hoje participando desta formatura. Esse curso demonstra claramente a importância da qualificação de nossa mão de obra. Esse capacete branco e o diploma, representam muito para a vida de vocês, bem como para os novos empresários que tenham interesse em investir na nossa cidade, pois terão profissionais capacitados e atualizados com as novidades do mercado. Desejo a todos vocês sucesso, e que esse curso possa transformar para muito melhor a vida de vocês e de suas famílias.”, finalizou Leleco.

Para o vereador e apoiador do curso, Edvaldo Rebeque, “o curso nasceu de um sonho de todos os envolvidos, e devemos um agradecimento especial a toda diretoria do Instituto Família Legal, e tenho certeza que este curso será um marco na vida de todos os formandos.”, concluiu Rebeque.

Quem também prestigiou o evento foi o vice-prefeito Josmail Rodrigues, que destacou a importância para novos empreendimentos em Bonito. “Bonito está em um ritmo acelerado de crescimento e novos investimentos, principalmente no turismo, e termos mão de obra qualificada nos capacita a receber ainda mais investimentos, por isso é de suma importância cursos como este que termina hoje. Desejo sucesso, e uma vida de novas conquistas a todos os formandos.”, explanou o vice-prefeito Josmail.

Mão na massa – Durante os quatro meses de curso, os alunos tiveram além da teoria, a parte prática, e uma das mais importantes foi a reforma do calçamento do Hospital João Darci Bigaton. Os alunos aplicaram em campo os ensinamentos adquiridos, e colaboraram muito para a melhoria do acesso ao hospital. Além do hospital, os alunos realizaram a construção de dois imóveis para pessoas que acreditaram na seriedade do projeto, e da qualificação dos alunos envolvidos. Além de casas, o prédio do Instituo Família Legal também recebeu melhorias, e para aprimorar ainda mais o conhecimento, alguns alunos cederam suas residências para prática em parte elétrica, e de forração.

O Prefeito Leleco Brito fez um pedido de compromisso com os trinta e cinco novos mestres de obras, que eles apliquem seus conhecimentos na construção da pista de skate que será construída na Vila Marambaia. “Quero lançar esse desafio e o compromisso de que vocês possam realizar essa importante obra para nossa juventude da Vila Marambaia e de nossa cidade. Vou buscar viabilizar a remuneração de todos que fizerem parte do projeto, assim de fato será a primeira grande obra de muitas que virão na vida de todos os novos mestres de obras de Bonito.”, conclamou Leleco Brito.

Os formandos receberam ao final um kit de ferramentas e bolsa que irão utilizar na nova profissão, contendo: serrote, trena, luvas, desempenadeira, linha de medição, régua, kit para pinturas, entre outros.
Após a entrega dos certificados, os alunos assistiram um vídeo que contou um pouco dos quatro meses de curso, mostrando o dia a dia das aulas teóricas e práticas, emocionando a todos os presentes. Logo após o encerramento oficial, autoridades, formandos e familiares participaram de um jantar servido nas dependências do instituto.

Capacitação: Bonito agora tem 35 novos mestres de obra