06/10/2014

Prefeitura de Bonito e instituições parceiras realizam a 1ª edição de evento de educação ambiental com foco na conservação das aves.

Por: Marilizi Duarte de Oliveira/SEMA

Tema de poesia do Manoel de Barros: “As coisas não querem mais ser vistas por pessoas razoáveis: Elas desejam ser olhadas de azul – Que nem uma criança que você olha de ave”, e de músicas como “A ordem das árvores” da cantora Tulipa Ruiz: “Todo bem-te-vi carrega uma paineira / Tem sempre um colibri que gosta de jatobá / Beija-flor é casa de ipê”, as aves trazem colorido com suas penas, vida com seu canto, mas principalmente são importantes dispersoras de sementes que auxiliam na recuperação de florestas, ajudam no controle populacional de insetos, e ainda possibilitam atividade turística com a prática de observação de aves ou birdwatching.

As aves realmente merecem destaque! Assim, durante os dias 06 a 10 de outubro, com horário das 17h às 20h, a Prefeitura de Bonito, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Fundação Neotrópica do Brasil – FNB, ICMBio/PARNA Serra da Bodoquena e Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB, e apoio do Vereador Edvaldo Rebeque e Diego Cardoso Fotografia, irá realizar a 1ª edição da Semana Municipal das Aves.

O evento visa disponibilizar diversas atividades lúdicas e de conteúdo ambiental para sensibilizar a comunidade, principalmente as crianças, para a conservação das aves e comemorar o “Dia Municipal das Aves”, com data oficial em 03 de setembro, segundo a lei municipal n° 1.161, de 15 de abril de 2009 que dispõe sobre a instituição do dia e declara o Udu-de-coroa-azul como ave símbolo do Município de Bonito. Segundo o prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito (Leleco), “o evento vêm de encontro com as prioridades da atual gestão, sendo a educação ambiental umas das metas que estão sendo atendidas.”, acrescentou o prefeito.

As atividades serão realizadas em cinco diferentes bairros de Bonito, e podem ser consultados abaixo:

06/10 (2ª feira): Bairro Vila Machado | Rua Projetada 03, na frente da Escola Municipal Vitalina Vargas Machado

07/10 (3ª feira): Bairro BNH | Rua São Paulo Apóstolo, na Praça do CEI Pequeno Príncipe

08/10 (4ª feira): Bairro Bom Viver I e II | Praça do Jardim Bom Viver I e II

09/10 (5ª feira): Bairro Vila América | Rua Santana do Paraíso, na frente do CEI Vera Lúcia G. Figueiredo

10/10 (6ª feira): Bairro Vila Donária | Rua Olívio Jacques com a Rua Clóvis Cintra, Quadrinha da Vila Donária “Luiz Flávio Pinheiro Xavier”

Participem! O evento estará recheado de brincadeiras, jogos, teatro, vídeos, exposição de fotos e oficinas. Venham para a praça, venham para rua para celebrar as aves!

Ave símbolo de Bonito: Udu-de-coroa-azul

Cientificamente conhecido como Momotus momota marcgraviana (Linnaeus, 1766), esta espécie foi registrada em altitudes que variam de 4 m à 700 m acima do nível do mar.
É uma ave que habita o sub-bosque médio e alto das florestas, onde forrageia em busca de artrópodes e pequenos vertebrados, além de uma boa quantidade de sementes e frutos, principalmente do murici (Byrsonima sericea). Podendo seguir formigas de correição.
O udu-de-coroa-azul é observado com frequência em florestas secundárias ou em regeneração do que em florestas mais maduras. É territorialista, podendo-se observar o mesmo indivíduo, por dias seguidos, no mesmo lugar e na mesma hora (RODA, 2008).

Foto: Diego Cardoso

Começa hoje o evento "Semana Municipal das Aves"