06/02/2015 16h36 – Atualizado em 06/02/2015 16h36

Membros destacaram as ações que culminaram na promoção de casas populares aos bonitenses

Por: Naiane Mesquita

O Conselho Gestor de Habitação divulgou esta semana o relatório das atividades e metas realizadas no ano de 2014 por meio do Fundo Municipal de Habitação (FMHIS). O encontro foi promovido no gabinete da Prefeitura de Bonito e contou com a presença dos membros do conselho, além do presidente, o secretário de administração e finanças do município, Hallem Rodrigues Jaser.

Com o objetivo de centralizar e gerenciar os recursos orçamentários para os programas destinados a implantar políticas habitacionais direcionadas à população de menor renda, o fundo é essencial para o desenvolvimento do município e o crescimento da comunidade.

Em 2014, uma das ações mais importantes foi à reativação do Conselho Gestor de Habitação, a promoção de reuniões periódicas, a regularização do Fundo Municipal perante o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social, com a elaboração e aprovação dos relatórios de Gestão de 2008 a 2013.
Com a estruturação do fundo, a Prefeitura conquistou o beneficio de implantar o Programa Casa de Polícia, em parceria com o Governo do Estado de MS, onde foram construídas e inauguradas 10 unidades habitacionais cedidas para os servidores da Polícia Militar e a construção de 40 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida – sub 50, em parceria com o Governo do Estado e do Governo Federal.

Novidades

As ações realizadas em 2014 ainda irão refletir nas melhorias em 2015, como a aquisição de duas áreas a serem destinadas a loteamentos residenciais de interesse social, além da implantação do Loteamento Rio Mimoso e do Loteamento Lago Azul. Recentemente, o conselho ainda apresentou o projeto de construção de 250 unidades junto ao Ministério das Cidades visando captar recursos do Programa Minha Casa Minha Vida – Instituições.

Atualmente, o conselho tem como membros: o assessor de gabinete Luemir do Couto Coelho, o diretor do Demurf (Departamento Municipal de Regularização Fundiária), José Cavalheiro Sanches, a secretária de assistência social do município, Lourdes Schwind, o arquiteto e representante do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS), Evódio Teodoro da Silva, além de Valdinei Cavalheiro Duarte, Pedro Donizete de Oliveira e Mario Nelson Rosário da Silva, que não estavam presentes na reunião.

Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação - FMHIS durante reunião para apresentar o relatório de metas e ações de 2014

Conselho Gestor de Habitação apresenta balanço das metas e atividades realizadas em 2014