23/09/2014

Prefeitura de Bonito, através da Secretaria de Meio Ambiente/SEMA estimula participação da comunidade nas ações de arborização urbana e rural

Por: Marilizi Duarte de Oliveira/SEMA

O Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo, mas em datas diferentes. No Brasil, é comemorado no dia 21 de setembro, devido à véspera da chegada da primavera, estação responsável pelo grande aparecimento de flores e por simbolizar a continuação da vida (Fonte: Site Uol).

A Prefeitura de Bonito, através da Secretaria de Meio Ambiente/SEMA, compreende que datas comemorativas focadas em lembrar simbologias culturais e/ou ambientais, devem ser marcadas por ações de mobilização e participação da comunidade, buscando a troca de informações e partilha nas responsabilidades socioambientais, que são tanto da gestão pública como dos munícipes.

Assim, o município de Bonito (MS) ganhou duas ações socioambeintais, sendo uma com a doação de mudas de ipês-branco e outra com o plantio de árvores com as crianças da Associação Pestalozzi.

Doação de Mudas

Na última sexta-feira (19), a Prefeitura de Bonito, através da Secretaria de Meio Ambiente/SEMA e a ONG Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB doaram 500 mudas de ipê-branco (Tabebuia roseoalba) na Praça da Liberdade. Além da doação de mudas, que foram produzidas no Viveiro Municipal de Bonito, o IASB elaborou uma série de atividades lúdicas, voltadas para crianças, incentivando os cuidados com a natureza.

Se você não conseguiu comparecer no evento para pegar sua muda, é possível obter mudas gratuitamente pela Prefeitura de Bonito, é necessário comparecer no escritório da SEMA localizado na Rua Dr. Conrado, s/n, Vila Donária, antigo fórum, munido de documentos pessoais e comprovante de endereço do local onde serão plantadas as mudas, será preenchido um termo de cooperação e responsabilidade, e quando necessário, após vistoria técnica na área, será liberado a autorização para a retirar das espécimes no viveiro municipal.

Vale reforçar que a equipe técnica da SEMA realiza vistorias amostrais para garantir que as mudas foram plantadas em local adequado e estão recebendo tratos culturais.

Plantio com alunos da Associação Pestalozzi

Em continuidade à atividades de educação ambiental da SEMA com os alunos da Associação Pestalozzi de Bonito, que participaram no mês de fevereiro de ação no Viveiro Municipal de Bonito, onde receberam informações sobre sementes, anatomia e fisiologia dos vegetais. Conheceram o viveiro e colocaram a mão na massa, auxiliando na transposição das mudas que estavam em tubetes para saquinhos plásticos, possibilitando que as mudas crescessem e pudessem ser transplantadas na natureza.

E as mudas cresceram e foram plantadas na natureza! Na segunda-feira (22), os alunos puderam se deslocar até o Sítio Ybirá Pê Arvorismo e plantar as mudas em área de Preservação Permanente, pertinho do Rio Formoso.

Agradecemos ao atrativo turístico Sítio Ybirá Pê Arvorismo que cedeu o apoio dos funcionários e o espaço para que a atividade de educação ambiental pudesse ser completada e ter tanto sucesso. A SEMA acredita que ações de educação ambiental com participação ativa da comunidade, possa, em longo prazo, trazer mudanças significantes para a sociedade.

Se a sua escola, empresa ou instituição tiverem interesse em realizar esta atividade, entre em contato com a equipe da SEMA pelos contatos: [email protected] | (67) 3255-3316 | (67) 84699154.

Dia da árvore é comemorado em Bonito (MS) com participação popular e inclusão social