26/02/2015 20h10 – Atualizado em 26/02/2015 20h10

Nelson Cintra se reúne amanhã com o prefeito Leleco e com representantes do Comtur

Por: Naiane Mesquita

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nelson Cintra participa amanhã (27) de uma reunião com o prefeito de Bonito, Leleco Brito (PT do B), às 16 horas, no gabinete da prefeitura municipal. Esta é primeira visita oficial do diretor ao município, que também participa de um encontro com representantes do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), às 17 horas, no Centro de Convenções de Bonito. O intuito da viagem é alinhar o plano de trabalho entre prefeitura e governo do Estado em 2015.

Segundo o prefeito do município, Bonito busca sempre a excelência no turismo e o apoio da Secretaria de Turismo é importante nesse desenvolvimento. “Vamos discutir os novos investimentos para o setor, novas ações, além da realização dos próximos eventos, como o Festival de Inverno de Bonito”, explica Leleco.

Conforme o diretor-presidente, a intenção é conhecer a realidade do turismo para posteriormente elaborar projetos que atendam a região como um todo. “Vamos conhecer a realidade, necessidade e prioridades do município, ouvir as demandas do segmento e estreitar laços. Reunir todos os atores do segmento é o caminho para fortalecer o turismo e ampliar a oferta”, disse. De acordo com o diretor-presidente, através de reuniões anteriores com vários representantes do turismo foi possível elaborar propostas iniciais que envolvem promoção, infraestrutura turística, pesquisa/informações e qualificação do segmento. A proposta será apresentada durante a reunião.

Segundo Nelson Cintra, será feito diagnóstico nos 79 municípios do Estado para identificar as potencialidades e prioridades de cada cidade, e assim realizar um planejamento estratégico voltado especificamente para as necessidades do local, disse. “Mato Grosso do Sul tem muitos atrativos e belezas naturais. É preciso criar condições para que esses atrativos sejam consolidados como produtos turísticos”, observou.

A iniciativa foi elogiada pelos empresários e integrantes do trade, que viram nela uma oportunidade de firmar parcerias entre governo e empresariado visando alavancar o desenvolvimento do setor em Mato Grosso do Sul. Conforme o presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Bonito) e empresário, Marcos Dias Soares, é importante para empresários e entidades a reunião com o diretor-presidente. “Será uma oportunidade para uma aproximação do trade com o novo presidente da Fundtur, uma vez que todo nosso trabalho de 20 anos sempre foi pautado pela parceria público e privada, o que gerou resultados extremamente positivos no desenvolvimento econômico e social de toda região da Serra da Bodoquena”, disse.

De acordo com a secretária de turismo, indústria e comércio de Bonito, Juliane Ferreira Salvadori, serão apresentadas as propostas e o trabalho realizado nos últimos dois anos em Bonito. “Na reunião o diretor-presidente vai conhecer os Conselheiros e representantes da cadeia produtiva do turismo de Bonito e assim estreitar a parceira com todo o trade de Bonito”, destacou.

Secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Salvadori (centro) e diretor-presidente da Fundtur, Nelson Cintra (à direita) durante reunião em Campo Grande (Crédito: Comunicação/Fundtur)