“Capacitação do ecoturismo nos destinos ao redor do mundo”, esse é o tema principal da 8ª edição da Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável 2014

Por: Paulo de Lima – AsseCom Bonito

“Capacitação do ecoturismo nos destinos ao redor do mundo”, esse é o tema principal da 8ª edição da Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável 2014 (ESTC14 Ecotourism and Sustainable Turism Conferece). O evento vai reunir os principais representantes do segmento de ecoturismo do mundo, entre os dias 26 a 30 abril, na cidade de Bonito-MS. Na edição brasileira são esperados cerca de mil participantes vindos de 45 países.

A conferência, considerada a mais importante do segmento de ecoturismo do mundo, é focada no avanço das metas de sustentabilidade para a indústria do turismo, na promoção das políticas e práticas que beneficiem as empresas e as comunidades. A ESTC ajuda a reforçar o papel do turismo na construção de um futuro mais sustentável.

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun, a realização da conferência em Bonito vai contribuir para uma análise crítica acerca das relações complexas entre sociedade e a natureza, focando particularmente o turismo. Consequentemente para a formatação das políticas ecológicas e de sustentabilidade. “Uma excelente oportunidade para a troca de experiências com líderes e formadores de opinião internacionais, do segmento de ecoturismo e sustentabilidade, e assim, fortalecer a cooperação entre entidades, comunidade, poderes públicos e privados, na proteção ambiental e desenvolvimento sustentável”, destacou.

Os inscritos terão a oportunidade de debater, com os maiores especialistas do mundo, questões sobre o ecoturismo, a sustentabilidade, o potencial do turismo agregado ao valor econômico, e a contribuição das comunidades locais na preservação do meio ambiente.

A Conferência é realizada pela Sociedade Internacional de Ecoturismo (Ties- International Ecotourism Society), em parceria do Governo do Estado, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, e com apoio da Embratur, da Prefeitura de Bonito e do Conventions Bureau de Bonito.

Visitas técnicas (Field Session) que vão encantar o mundo

Os participantes também farão visitas técnicas nos atrativos, onde será possível analisar e discutir acerca das experiências, necessidades e possíveis impactos gerados pelas atividades do turismo. A visita técnica permite compreender a estrutura, as belezas naturais do local e identidade do mesmo, possibilitando o conhecimento das melhores práticas do ecoturismo e turismo sustentável.

Ao efetuar inscrição para a conferência o participante poderá escolher, dentre as atrações, o local para a expedição em campo (visita técnica). As atrações das visitas técnicas foram definidas pelo Comitê Local responsável pelo evento, e contemplam empreendimentos que envolvem atividades do turismo de natureza na região do Pantanal e Bonito.

As expedições terão sessões limitadas, considerando o número de participantes por passeio e tempo de visitação durante todo o evento. Portanto, quanto antes for realizado a inscrição (Link para inscrições no ESTC14), maior será a disponibilidade.

As expedições se dividem em meio período e período integral, seguem detalhadas abaixo:

-Expedições em campo de meio período (parte do dia):
(Clique nos links para mais detalhes)

1 . Recanto Ecológico Rio da Prata (mergulho/passeio; nível de atividade moderada/link http://ow.ly/rBe3d);

  1. Buraco das Araras (observação de aves, caminhadas em torno de um buraco pia; nível de atividade fácil/ link http://ow.ly/rBew6) ;

  2. Lagoa Misteriosa (mergulho/flutuação; nível de atividade moderada/ link http://ow.ly/rBclU);

4 . Rio Sucuri (Mergulho, nível de atividade moderada/ link http://ow.ly/rBkwp);

  1. Estância Mimosa (natação e caminhada; nível de atividade desafiadora/link http://ow.ly/rBkRz );

6 . Abismo Anhumas (rapel e mergulho em uma caverna; nível de atividade desafiadora /link http://ow.ly/rBl42);

  1. Gruta do Lago Azul (Caminhada em uma caverna; nível de atividade moderada, link http://ow.ly/rBl42);

8 . Ybirapé (trekking, nível de atividade fácil/ link http://ow.ly/rBnPX);

9 . Sistema de gestão de Turismo (caminhada, natação/flutuação, nível de atividade fácil);

10 . Família Legal e IASB (excursões locais de ONGs bem-sucedidas, o nível de atividade fácil/ link http://ow.ly/rBpMv);

11 . Aventura Segura – ABETA (excursões locais no sistema de gestão do turismo de Bonito, nível de atividade fácil).

  • Expedições em campo de período integral (o dia inteiro) – Clique nos links para mais detalhes:

1 . Fazenda São Francisco (safári em carro/observação de aves e outros animais; nível de atividade fácil/ link http://ow.ly/rBmgH);

2 . Estrada Parque Pantanal (caminhada/observação de aves e outros animais; nível de atividade fácil);

3 . Onçafari Projeto (safári em carro, caminhada/observação de aves e outros animais; nível de atividade fácil/ link http://ow.ly/rBn7D);

4 . Serra da Bodoquena – Parque Nacional (caminhada/contemplação, nível de atividade moderada);

5 . Boca da Onça (Natação e caminhada; nível de atividade moderada/ link http://ow.ly/rBkGS).

Fonte: Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul

ESTC14 vai reunir especialistas para debater sobre o ecoturismo mundial