O palestrante, Fiscal Federal Agropecuário OSMAR YONAMINE prestou orientações sobre a legislação de bebidas e alertou sobre a exposição à venda nas lojas de artesanato de Bonito/MS, de bebidas alcoólicas sem registro junto ao MAPA, e, portanto, em situação totalmente irregular.

Por: Paulo Sergio de Lima

No ultimo dia 02, foi realizado no Hotel Marruá em Bonito/MS, uma palestra sobre “Legislação de Bebidas” apresentada pelo Fiscal Federal Agropecuário OSMAR SEICHO YONAMINE, da Superintendência Federal de Agricultura/MS (SFA/MS) que representa no Estado, o MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO (MAPA).

O evento foi promovido pela ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E RESTAURANTES-ABRASEL/MS DE BONITO/MS, pela ASSOCIAÇÃO BONITENSE DE HOTELARIA –ABH com o apoio da PREFEITURA MUNICIPAL DE BONITO/MS e foram convidadas as pessoas físicas e jurídicas que de alguma forma estejam envolvidas com a produção, fabricação, padronização, envasamento, fornecimento e comercialização de bebidas alcoólicas ( exemplo: aguardente, licor) ou bebidas não alcoólicas, incluindo as polpa de frutas.

Dentre os participantes do evento, destacamos a presença das seguintes pessoas e entidades:

PODER PÚBICO:
-Prefeito Municipal de Bonito/MS- Leonel Lemos de Souza Brito;
-Secretária Municipal de Cultura, Vania A. dos Santos Mugartt;
-Secretária Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Ferreira Salvadori e assessora Nairara Vieira dos Santos;
– Vigilância Sanitária Municipal de Bonito/MS;
-Representante da Secretaria Municipal de Produção e Desenvolvimento Rural;
-Vereador Luis Cezar do Couto Coelho e representantes da Câmara Municipal de Bonito/MS Denise C. Queiroz e Flávia Renata B. G. Pitta;

PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS DE DIREITO PRIVADO:
-Presidenta da ABRASEL/MS- Bonito/MS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes)- Neila Garcêz Borges Cunha;
-Representantes da ABH ( Associação Bonitense de Hotelaria) ;
-Secretária Geral da ABRASEL de Bonito/MS e ABH- Sabrina Castilho Gomes ( organizadora do evento);
– Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Bonito/MS- Mauro N. da Rosa;
-Proprietários de Hotéis, Bares, Restaurantes e Lojas em geral;
-Produtores e envasadores de bebidas e de polpa de guavira que não possuem registro junto ao MAPA.

O Prefeito Municipal de Bonito/MS, Leonel Lemos de Souza Brito, iniciou o evento e reafirmou sua preocupação com o interesse público e se colocou à disposição das entidades, dos empresários, do cidadão bonitense, enfim, de todos os interessados, para se buscar a melhor solução técnica e legal para o município de Bonito/MS.

O palestrante Fiscal Federal Agropecuário OSMAR YONAMINE prestou orientações sobre a legislação de bebidas e alertou sobre a exposição à venda nas lojas de artesanato de Bonito/MS, de bebidas alcoólicas sem registro junto ao MAPA, e, portanto, em situação totalmente irregular. Não raras vezes, tais produtos são adquiridos pelas lojas de artesanato, hotéis e restaurantes, sem Nota Fiscal, pois se trata de um produtor ou envasador clandestino, e assim, a responsabilidade administrativa e criminal recai, totalmente, ao comerciante detentor do produto.

Também tem sido oferecido para consumo de clientes em hotéis, bares, lanchonetes e restaurantes, a polpa de guavira produzida em Bonito/MS, mas trata-se de um produto sem registro junto ao MAPA.

No rótulo dos produtos legalizados e registrados consta o Número do registro do produto junto ao MAPA, mas em caso de dúvidas, o dono do Hotel, Restaurante, Bar, Lanchonete, Hotel, comerciantes em geral, poderão realizar consulta encaminhando mensagem para o Fiscal Federal Agropecuário Osmar no endereço: osmar.yonamine @agricultura.gov.br

Importante ressaltar que a maioria dos comerciantes e empresários de Bonito/MS, ao participarem das palestras de orientação, já aderiram a essa campanha de legalização, devolvendo as bebidas sem registro aos seus respectivos fornecedores e se comprometendo junto ao Poder Público, a não mais adquirirem bebidas sem registro.

Doravante, quando a Prefeitura de Bonito/MS realizar eventos públicos, será proibida a exposição, a oferta para consumo e a comercialização de BEBIDAS ( alcoólicas e não alcoólicas; polpa de guavira ou polpa de outras frutas) SEM REGISTRO junto ao MAPA.

As pessoas que produzem essas bebidas e polpa de frutas, sem registro, devem procurar a Superintendência Federal de Agricultura/MS (SFA/MS) que representa no Estado, o MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO (MAPA) para fins de regularização. O endereço é Rua Dom Aquino , 2696- Campo Grande/MS- telefone (67) 3041-9312 ou 3041-9311.

De acordo com os Fiscais Federais Agropecuários que estiveram presentes ao evento, como já foi oportunizada a orientação através das palestras realizadas em 10/06/14 e 02/07/14 em Bonito/MS, todos os empresários, lojistas e comerciantes que continuarem expondo a venda ou oferecendo para consumo humano, BEBIDAS ( alcoólicas e não alcoólicas; polpa de guavira ou polpa de outras frutas) SEM REGISTRO junto ao MAPA, serão autuados, sujeitando-se à apreensão dos produtos e multa.

Outras informações poderão ser obtidas encaminhando-se mensagens para os Fiscais Federais Agropecuários do MAPA através do “ e mail”: [email protected] ou [email protected]

Prefeito Leleco Brito (PT do B), participou da reunião com o Ministério.