Na manhã desta sexta-feira (24), o senador Waldemir Moka (PMDB) e o deputado federal Vander Loubet (PT) receberam da Presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa)

Por: Assessoria de Comunicação / Gabinete senador Moka

Na manhã desta sexta-feira (24), o senador Waldemir Moka (PMDB) e o deputado federal Vander Loubet (PT) receberam da Presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) a informação de que a autarquia pré-selecionou três projetos de municípios de Mato Grosso do Sul para receber da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) recursos para ações e obras de saneamento básico. Os municípios são Bonito, Cassilândia e Costa Rica.

“Meu mandato e o do Moka têm acompanhado de perto, em conjunto, propostas de alguns municípios que tramitam em Brasília. Esses três fazem parte dessa relação e por isso estou muito contente que estejam sendo encaminhados pela Funasa. Já foram realizadas inclusive as visitas técnicas e os valores estão definidos. A confirmação dessa pré-seleção é animadora, especialmente porque é sabido que investimentos em saneamento básico são, na verdade, investimentos na saúde pública”, comemorou o deputado Vander.

Já o senador Moka destaca que esses recursos vão chegar em bom momento. “As prefeituras têm dificuldade em dispor de verba para esse tipo de investimento. São obras que demandam muitos recursos. Tenho certeza que a população dos três municípios vão se beneficiar muito com essas ações, já que, até como Vander citou, são ações que impactam diretamente na saúde pública. Como médico posso garantir que a melhoria da qualidade dos serviços de saneamento básico reduz muito a incidência de doenças relacionadas à ingestão de água contaminada”.

“Quero aqui agradecer, e ressaltar o trabalho do senador Moka, e do deputado Vander em prol de Bonito. Eles têm trabalhado incansavelmente não só pela comunidade bonitense, mas por todo o estado de Mato Grosso do Sul. A inclusão deste projeto no PAC 2 é de suma importância, e vai beneficiar nossa cidade, principalmente na área da saúde.”, agradeceu o prefeito Leleco

Bonito teve pré-selecionado um projeto de sistema de esgotamento sanitário no valor de R$ 2,1 milhões. Estão previstas obras de ampliações e melhorias da rede de esgoto da cidade: implantação de tanque de equalização com capacidade para 1500 m³, destinado a represar água de fortes chuvas; ampliação do sistema de floco decantação, filtração e leitos de secagem de lodo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE); e urbanização (pavimentação e outros serviços) da ETE, incluindo a melhoria de vias de acesso para cargas e descarga de produtos químicos e equipamentos.

Moka e Vander anunciam R$ 2,1 milhões da Funasa para Bonito