20/01/2014 13h37 – Atualizado em 20/01/2014 13h37

Sub-Título

Assessoria de Comunicação

A Prefeitura Municipal de Bonito, através do DEMTRAT (Departamento Municipal de Transporte e Trânsito), está capacitando mototaxistas de Bonito com o curso obrigatório para o exercício da profissão. A formação especializada é uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aos mototaxistas e motoboys, feita após a regulamentação da categoria no País, em junho do ano passado. O curso esta sendo ministrado no auditório da Polícia Militar, entre os dias 20 e 25 de janeiro de 2014.

Estão inscritos 60 mototaxistas, que receberão 30 horas aula, divididas em três módulos. Dois teóricos, abordando assuntos como legislação de trânsito, direção defensiva e ética no trânsito, e um prático, com o curso de Pilotagem Profissional. Cada etapa do curso é classificatória, com exigência de mínima de 70% de aproveitamento nas avaliações e 100% de frequência.

Segundo o Diretor do DEMTRAT de Bonito – Paulo Cezar Rosário, o curso é de suma importância para a cidade, para os mototaxistas, e principalmente para os passageiros que utilizam esta modalidade de transporte. “O curso obrigatório nos dá uma importante ferramenta para combatermos principalmente o mototaxista clandestino, que coloca em risco os passageiros, e a todos que fazem parte do nosso trânsito.”, finalizou Paulo.

Campanha – A Prefeitura Municipal através do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DEMTRAT), juntamente com o CETRAN, a Promotoria de Justiça, a Guarda Municipal e a Policia Militar, estiveram nestes últimos trinta dias realizando blitz educativas referente à campanha educativa: “EU USO O CINTO DE SEGURANÇA”, que esta mudando o comportamento dos condutores do nosso município.

A campanha foi lançada no dia 13 de dezembro de 2013, que contou com a presença da presidente do Conselho Estadual de Trânsito – Regina Maria Duarte, que destacou a importância da campanha. “Vem somar esforços, e visa à conscientização do uso do cinto de segurança, principalmente no banco de trás, já que muitas pessoas não sabem desta obrigatoriedade. O cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. O cinto de segurança é o equipamento mais eficaz para reduzir a gravidade das lesões em um acidente de trânsito.”

Neste contexto Bonito está fazendo sua parte, e como incentivo distribuiu 2.000, adesivos como a frase: “EU USO O CINTO DE SEGURANÇA”, e 1.500 adesivos referentes ao uso da viseira do capacete abaixada para os motociclistas.
O valor da multa pelo não uso do cinto de segurança, considerada infração grave, é de R$ 127,69, além da perca de cinco pontos na Carteira Nacional de Habitação (CNH).

Mototaxistas passam por curso obrigatório para exercer a profissão em Bonito