27/04/2015 13h11 – Atualizado em 27/04/2015 13h11

Destino turístico se torna pioneiro ao associar-se a organização que prioriza operadoras internacionais

Por: Naiane Mesquita

O município de Bonito se tornou esta semana o primeiro destino turístico brasileiro a associar-se a ATTA (Adventure Travel Trade Association). Com mais de mil empresas, destinos, operadoras e atrativos internacionais em ecoturismo, a ATTA é uma associação que permite a promoção, divulgação e até mesmo a capacitação de profissionais em turismo. O encontro foi firmado durante a WTM Latin America, no estande do Ministério do Turismo com a presença do presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Nelson Cintra, do vice-prefeito Josmail Rodrigues, da secretária de turismo, Juliane Salvadori e de representantes da Embratur.

De acordo com o vice-prefeito, Josmail Rodrigues, a parceria com a ATTA permite novas ferramentas para a divulgação do turismo no mercado nacional e internacional. “São mais de mil empresas associadas, principalmente do mercado internacional. Essas parcerias são importantes para o desenvolvimento do turismo bonitense”, afirma.

Além do município, o Bonito Conventions e Visitors Bureau também assinou a adesão à associação, se tornando o primeiro CVB a participar da Adventure Trade Association. “A ATTA funciona como uma plataforma de acesso aos mercados norte-americanos e europeus. As principais operadoras fazem parte dessa associação. Em Bonito, nós já recebemos norte-americanos e europeus e ainda temos um potencial de crescimento muito grande. Os Estados Unidos tem um mercado muito diverso, tem milhões de americanos que desejam conhecer destinos de ecoturismo”, afirma o presidente do Bonito CVB, Rodrigo Coinete.

Paralelamente a divulgação dos associados, a ATTA também oportuniza a qualificação dos profissionais do trade turístico, assim como a troca de experiências entre as empresas e destinos.
Logo após a assinatura, o município de Bonito em parceria com a ATTA e Abeta realizou um evento no Caetanos Bar chamado Adventure Connect, que reuniu mais de 60 convidados entre operadoras, trade, imprensa e representantes de outros destinos. “O evento foi no dia 23 e sorteamos brindes e 2 pacotes para Bonito. Essas ações são essenciais para divulgar o nosso destino”, explica Juliane Salvadori, secretária municipal de turismo.

Observatório do turismo

O Bonito Conventions e Visitors Bureau e a Prefeitura Municipal de Bonito também dialogaram na WTM Latin America sobre o Observatório do Turismo, um centro de pesquisas que tem como objetivo o levantamento sistemático e contínuo de dados relevantes sobre a atividade turística em Bonito. “Foi muito positivo a participação na feira, a parceria com a ATTA, a Embratur. Nós estamos selando um acordo de cooperação técnica com o observatório de turismo da cidade de São Paulo, que são referência no trabalho de coleta de dados turísticos de um destino. Conversamos com coordenadores, trocamos experiências, estreitamos os laços para estabelecer um acordo de cooperação técnica. Vamos aprender muito para melhorar o nosso trabalho em Bonito”, ressalta Coinete.

Delegação de Bonito durante a cerimônia de adesão a ATTA