09/02/2015 13h48 – Atualizado em 09/02/2015 13h48

Ação organizada pela Prefeitura Municipal teve a participação do prefeito Leleco Brito

Por: Naiane Mesquita

A campanha “É mais Bonito limpo” idealizada pela Prefeitura Municipal de Bonito começou com o pé direito. A primeira ação foi um mutirão na rodovia Bonito – Balneário Municipal que reuniu na tarde de sábado mais de 30 pessoas. O grupo percorreu 6 km e recolheu 55 sacos de 150 litros de lixo, uma média de 8 mil litros de lixo no total.

O prefeito do município, Leleco Brito (PT do B) participou da iniciativa, ao lado de funcionários da prefeitura e autoridades da cidade. “Estamos lançando essa campanha de conscientização nos nossos atrativos e em toda a cidade. Queremos conscientizar a população e os turistas sobre a importância de preservar o meio ambiente e também a nossa cidade. Se todos fizerem a sua parte, teremos cada vez um número menor de sacos de lixo nas nossas ações”, afirmou Leleco.

A campanha é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente com o apoio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e da Secretaria de Esportes. No dia do evento também participaram os secretários de obras, Paulo Gottardi, de cultura Vânia Mugartt, além do vereador César Coelho, de colaboradores do IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena) e da Fundação Neotrópica do Brasil.

Segunda a chefe de projetos ambientais e coordenadora do programa Recicla Bonito, Chris Vasques, ter o apoio de todas as secretarias dá força ao movimento. “Nós estamos realizando esses mutirões porque tem pessoas com atitudes inadequadas, que jogam o lixo fora da lixeira, pela janela do carro e infelizmente ainda existem pessoas com esses hábitos. Ter a participação da população e do prefeito é muito importante”, afirma.

Para Chris, alguns moradores não compreendem a importância de fazer a sua parte. “A comunidade deve olhar um pouco mais para o que é nosso, para o bem público e não esperar apenas a atitude do poder público. Cada um tem que fazer a sua parte. Se cada um tivesse a atitude correta de ser responsável pelo seu lixo não teríamos tantos sacos de lixo após o mutirão”, explica.

Conscientização

Além do mutirão, a campanha “É mais Bonito limpo” terá faixas, cartazes e adesivos de carro que lembrem aos moradores e turistas sobre a importância de preservar o meio ambiente e de evitar o acúmulo de lixo fora das lixeiras. A Prefeitura segue os moldes da gestão sustentável, que busca a conscientização e a educação dos moradores, para que eles sejam multiplicadores de uma atitude que respeita o meio ambiente.

Mutirão em rodovia de Bonito recolhe 55 sacos de lixo