08/04/2015 12h38 – Atualizado em 08/04/2015 12h38

Apresentação gratuita integra turnê nacional que já passou por Belo Horizonte e Paraná

Por: Naiane Mesquita

Hoje, a partir das 19 horas, a orquestra alemã Kreis Jugend Orchester realiza uma apresentação gratuita na Praça da Liberdade, ao lado da Banda Municipal de Bonito. O concerto integra uma turnê nacional denominada “Brasilien 2015”, que busca o intercâmbio entre os instrumentistas com profissionais brasileiros.

Regida pelo maestro Dietmar Wiedmann, a orquestra também se apresentou no município na noite de segunda-feira. Ao todo foram mais de 60 instrumentistas alemães e paranaenses que tocaram músicas originais para bandas sinfônicas. “Essa é a quarta vez que eu venho a Bonito e com essa orquestra eu trabalho há mais de 25 anos, mas esses alunos são novos, por isso fizemos questão de incluir Bonito no trajeto”, afirma Wiedmann.

O grupo já percorreu cidades mineiras e paranaenses e a turnê ainda segue por mais municípios brasileiros. “No Brasil já fizemos shows para um público de mais de 5 mil pessoas”, ressalta o maestro.

Em Bonito, apesar do frio, cerca de 100 pessoas compareceram a Praça da Liberdade para acompanhar o pequeno concerto de estreia da orquestra no município. O prefeito Leleco Brito (PT do B), fez questão de dar as boas vindas ao grupo e frisou a importância do intercâmbio para aprimorar a produção musical no município. “Espero que vocês estejam gostando de Bonito e quero dizer que vocês são sempre bem vindos a Bonito. Vocês não imaginam a importância da sua visita a nossa pequena cidade no interior do Brasil, para a nossa pequena e iniciante orquestra que estão aqui hoje assistindo vocês e que espero que um dia se apresentem na Alemanha também”, afirmou Leleco.

Para a secretária de cultura do município, Vânia Mugartt, a presença do público em uma segunda-feira indica que Bonito está preparado para receber e produzir grandes eventos culturais. “Era um desafio reunir um público na segunda-feira e vocês estão aqui hoje, atendendo ao nosso convite. Isso é uma prova incontestável que nossa comunidade está madura, preparada para ações como esta, para receber e produzir cultura”, acredita.

SERVIÇO – Hoje, a apresentação também começa às 19 horas, na Praça da Liberdade, com entrada gratuita.

Orquestra alemã durante concerto na segunda-feira; grupo volta a se apresentar hoje na Praça da Liberdade