26/03/2015 19h43 – Atualizado em 26/03/2015 19h43

Projeto tem atualmente 73 alunos e funciona na sede da Seleta em Bonito

Por: Naiane Mesquita

Desenvolver a cidadania e incentivar a preservação ambiental são alguns dos muitos objetivos da Patrulha Mirim Ambiental. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Bonito neste ano, o projeto ganhou uma nova sede e pretende ampliar ainda mais as atividades realizadas ao longo do ano com crianças e adolescentes de Bonito.

A primeira aula do projeto foi realizada no dia 18 de março com diversas autoridades, entre elas, o vice-prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues e a secretaria de educação, Loiva Heideck Schiavo. “Ficamos orgulhosos com o trabalho que o tenente Espíndola realiza na Patrulha Mirim, de ver esses estudantes recebendo a graduação e novos alunos iniciando no projeto. Esperamos ajudar no crescimento do projeto neste ano de 2015, agora na sede e com esse apoio da Seleta também”, afirmou Josmail.

Os alunos frequentam 13 disciplinas: reforço escolar, noções de escotismo, primeiros socorros, comportamento, disciplina, boas maneiras, educação ambiental, noções de turismo, noções de trânsito, laboratório de prática estudadas, esporte e lazer, ordens unidas e instrução militar. “O aluno chega na patrulha no período da manhã. No primeiro horário é o acompanhamento das tarefas, o lanche e duas outras aulas que serão distribuídas dentro desse conteúdo”, explica o responsável pelo projeto, o 1º tenente da Polícia Militar, Francisco Solano Espindola.

Para contribuir com as disciplinas, Espíndola realizou parcerias com empresas e o Comtur (Conselho Municipal de Turismo). “É uma parceria informal com o Comtur, eles realizam algumas parcerias e até mesmo ajudam a ministrar algumas disciplinas, como em noções de turismo. Também vamos iniciar uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, no viveiro municipal”, frisa.

Atualmente o projeto tem 73 anos alunos. São duas professoras, uma delas é cedida pela Prefeitura Municipal, e um monitor. “Ainda temos umas 2 ou 3 vagas para meninos e meninas. Quem já se formou, vai trabalhar nas oficinas, nos artesanatos, nos projetos de horta e cozinha comunitária que estamos iniciando. Nessas atividades, parte recreativa e educativa”, explica o tenente.

Além das atividades, o projeto também exige disciplina no ensino regular. “Realizamos duas reuniões bimestrais com os pais, onde analisamos o desempenho dos alunos. E também visitamos escolas de fora, que tenham um trabalho parecido”, aponta.

Patrulha mirim ensina cidadania e a importância da preservação ambiental